Campo Grande

01/08/2021 07:00

Vídeo: fogo subterrâneo intriga moradores e segue sem explicação no Silvia Regina

Local é abrigo de quatis e araras é consumido pelas chamas há meses

01/08/2021 às 07:00 | Atualizado 28/07/2021 às 08:52 Thiago de Souza
Fogo já 'andou' 150 metros no bairro - Repórter Top

Área de mata, na rua Júlio Ditmann, no Silva Regina, é palco de um fenômeno inusitado: fogo subterrâneo, que se alastra e até agora os moradores não conseguem explicação. 

Quem faz o relato é Cida Mota, 50 anos, que mora há 30 anos na região. No início, a moradora pensava que eram pessoas que jogavam fogo no terreno. Como a fumaça não sumia, decidiu se aproximar e percebe que as chamas vêm debaixo da terra. 

‘’É um círculo grande [cerca de 8x8m]. A brasa vem da terra’’, revela Mota. Ela diz que, desde que o fenômeno ressurgiu, há cerca de dois meses, já consumiu quatro árvores grandes. 

‘’É muito triste. Tem cotia, tem quati, arara que ficam ali’’, lamentou Cida. A contribuinte diz que o Corpo de Bombeiros chegou a despejar água no local, por meio de um caminhão-pipa, mas as chamas não se apagaram. 

A moradora conta que, por várias vezes, acionou autoridades relacionadas ao meio ambiente, mas até o momento ainda não tem respostas e não sabe como solucionar o caso. Entre outros problemas, há fumaça no local e a sujeira da fuligem. 

‘’Depois de cair um monte de árvore é que vão tomar providência? 

É um absurdo a gente ver isso’’, desabafou Cida. 

Perigo

Cida acrescenta detalhes e lembra que o ‘’incêndio misterioso’’ começou em um determinado ponto da mata e já ‘’andou’’ cerca de 150 metros. 

A moradora reforça que o bairro é muito perto do Aeroporto Internacional de Campo Grande, além de uma grande engarrafadora de gás de cozinha e um reservatório da Petrobras. 

‘’O pessoal parece que não está nem aí’’, criticou a moradora. 

Tentamos contato com um biólogo, que ficou de analisar as imagens, mas não respondeu.