Geral

há 2 anos

Mais de um ano internada, menor bebê prematuro do mundo ganha alta

A bebê tem doença pulmonar crônica e vai precisar de ajuda para respirar em casa

12/08/2021 às 18:39 | Atualizado 12/08/2021 às 18:10 Vinicius Costa
Reprodução/Arquivo Pessoal

Kwek Yu Xuan nasceu de forma prematura, mas superou muita coisa nestes mais de um ano internada. Ela nasceu com apenas 212 gramas, o equivalente a uma maçã e media somente 24 centímetros, em Singapura, e ganhou o apelido de menor bebê prematuro do mundo.

Mas neste percurso, internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ela recebeu alta médica e poderá desfrutar da vida ao lado de seus pais. A informação é do jornal Estado de Minas.

De acordo com os médicos, a pequena criança nasceu com 25 semanas, após a mãe de Xuan ter tido complicações associadas à hipertensão arterial.

Kwek Yu Xuan nasceu quatro meses antes do previso e desde então passou a ter acompanhamento médico. A equipe do National University Hospital, de Singapura, confessou que a bebê desafiou todas as probabilidades de recuperação.

“Contra todas as probabilidades, com complicações de saúde presentes no nascimento, ela inspirou as pessoas ao seu redor com sua perseverança e crescimento, o que a torna uma bebê ‘covid-19’ extraordinário — um raio de esperança em meio à turbulência”, disse o hospital em um comunicado.

Apesar de ter conseguido alcançar os 6,3 quilos, Kwek Yu ainda tem a saúde um pouco delicada e precisará de acompanhamento médico nos próximos anos.

A bebê tem doença pulmonar crônica e vai precisar de ajuda para respirar em casa.