Geral

08/09/2021 14:51

Fux responde Bolsonaro que 'ninguém fechará STF'

Fala do presidente da República ocorreu durante o 7 de Setembro

08/09/2021 às 14:51 | Atualizado 08/09/2021 às 14:42 Thiago de Souza
Fux dá resposta a Bolsonaro - Marcos Correa - PR

O ministro Luiz Fux se posicionou, no início da tarde desta quarta-feira (8), sobre as ameaças feitas pelo presidente Bolsonaro, durante os atos de 7 de Setembro. O presidente da Corte Suprema garante que ‘’ninguém fechará o STF’’. 

A resposta do Supremo veio durante abertura da sessão que vai analisar o Marco Temporal sobre demarcação de terras indígenas. A fala era bastante aguardada, já que o presidente Bolsonaro subiu mais ainda o tom contra ministros da Corte.

Outro ponto destacado por Fux foi em relação à promessa do presidente, de não mais acatar decisões que considere ilegais do STF. 

“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, disse Fux, segundo o G1.

O ministro Alexandre de Moraes é responsável pelo inquérito que investiga atos contra a democracia. A investigação é bastante criticada por juristas, em razão de ter sido aberta pelo próprio STF e não pela PGR. 

No evento de 7 de Setembro, Bolsonaro chamou Moraes de ‘’canalha’’ e que ele está perseguindo pessoas por suas opiniões. 

Ainda no discurso, Bolsonaro disse que se Fux não freasse as ações de Alexandre de Moraes, o STF iria ser fechado, fazendo alusão ao regime militar.