Política

03/01/2022 17:00

Professor de MS participa de jantar com Lula e diz: 'os que defendem a democracia precisam se unir'

O ex-tucano Geraldo Alckmin também esteve no evento com inúmeros políticos e hipóteses de alianças começam a ser cogitadas

03/01/2022 às 17:00 | Atualizado 03/01/2022 às 18:53 Rayani Santa Cruz
Professor Tiago Botelho e ex-presidente Lula - Arquivo Pessoal

Professor de Direito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o advogado Tiago Botelho participou da confraternização do Grupo Prerrogativas, em São Paulo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado e se encontrou com ex-tucano Geraldo Alckmin. O professor defende união de forças em favor da democracia.

Botelho representou o Mato Grosso do Sul no evento. Ele destaca que a aliança de Lula com Alckmin não está fechada, mas que, no jantar, "o que se via era uma esperança de um Brasil  mais humano, de um Brasil que professa menos ódio, de um Brasil que irá construir novas políticas públicas, porque as que nós tínhamos elas foram destruídas."

"O objetivo é construir, ajudar com  uma frente ampla de defesa da democracia. Não quer dizer que esse jantar foi uma convenção do presidente Lula para fechar a aliança com Geraldo Alckmin. O meu posicionamento sobre essa aproximação é que nós precisamos unir todas as pessoas que defendem o Brasil. É bem verdade que num passado muito presente e o Lula e o Alckmin já foram adversários inclusive contrários né? Na eleição da presidência. Entretanto, nós chegamos num momento em que todas as pessoas com bom senso, que defendem a democracia, precisam se unir."

O professor aponta, ainda, que a confraternização serviu de inspiração e esperança de que é possível construir um país melhor. Ele conversou com Lula. 

"Eu não sou filiado ao PT, sou membro do grupo Prerrogativas, e tive um encontro rápido com o ex-presidente Lula, sendo falado sobre Mato Grosso do Sul. Existe a possibilidade do Lula visitar o Estado, ao início do ano, para realizar uma conversação com o ex-governador Zeca do PT para que os anseios da região possam ser demonstrados."

O evento

O jantar ocorreu em 19 de dezembro e reuniu ativistas, artistas, jornalistas, políticos e os advogados progressistas do Brasil. O evento foi organizado pelo presidente do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, no Figueira Rubaiyat, na região nobre de São Paulo.

"O grupo prerrogativas é um grupo de advogados, professores universitários, juízes, promotores, e profissionais da área jurídica em que desde 2016 lutam contra a ruptura democrática. Então, esse grupo que lutou contra o impeachment de 2016, lutou contra a prisão ilegal e vem atuando na defesa do Estado Democrático de Direito. É um grupo suprapartidário, ou seja, nós não temos um partido fixo, mas nós defendemos a política, os partidos, porque a democracia exige essa organização partidária."

O professor explicou que a confraternização é feita todos os anos e que Lula recebeu homenagem por conta das denúncias no período em que ficou preso que fez sobre as ilegalidade cometidas pelo sistema de justiça, em especial o ex-juiz Sergio Moro.

Segundo o site Jornalistas Livres, o salão do Rubayat recebeu 500 convidados que apresentaram na portaria seus passaportes de vacinas atestando negativamente para COVID-19.

Lula visitou os funcionários e cozinheiros do restaurante e, após perceber que funcionários da casa o estavam filmando, foi cumprimentar cada trabalhador da cozinha do restaurante.