Campo Grande

11/02/2022 14:46

Protesto contra racismo é marcado para este sábado em Campo Grande

Ato “Vidas Negras Importam" vai relembrar casos de Moïse e Durval, além do episódio do PM que aparece abordando um homem de forma violenta em MS

11/02/2022 às 14:46 | Atualizado 11/02/2022 às 13:58 Vinicius Costa
Ato acontece neste sábado - Divulgação

Manifestação contra o racismo deve movimentar Campo Grande na manhã deste sábado (12). O ato 'Vidas Negras Importam' acontece com o intuito de defesa dos direitos humanos, além de relembrar casos trágicos que aconteceram neste ano no Brasil.

O ato, inclusive, faz parte de uma agenda nacional. O protesto na capital sul-mato-grossense acontece entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho, a partir das 9h.

A manifestação deve tratar de pontos e homicídios recentes, como os casos jovem congolês Moïse Kabagambe, assassinado a pauladas por ao menos cinco homens em um quiosque no Rio de Janeiro, e de Durval Teófilo Filho, morto a tiro pelo vizinho, o sargento da Marinha Marco Aurélio Bezerra, em São Gonçalo.

Além disso, entidades sindicais e movimentos sociais vão cobrar respostas sobre policiais militares que abordaram um homem de maneira violenta. No vídeo divulgado, um deles aparece pisando sobre o pescoço da vítima e a chutando na abordagem, no bairro Jardim São Lourenço.

“Resolvemos fazer esse outro porque a gente acha que é uma bandeira muito justa, tem havido muitos casos de violência contra a população negra, inclusive nesta semana”, disse Giselle Marques, coordenadora do grupo Juristas pela Democracia.

Diversas entidades sindicais de Mato Grosso do Sul devem marcar presença no protesto.