Campo Grande

há 2 anos

Campo-grandense de coração, Luna Negra lança seu primeiro livro sobre cultura cigana

Escritora busca desmistificar a cultura cigana e passar informações relevantes sobre o povo

05/04/2022 às 10:01 | Atualizado 05/04/2022 às 09:16 Antonio Bispo
Luna é dançarina e estreia no mundo da literatura - Divulgação/Arquivo Pessoal

Moradora de Campo Grande há 30 anos, a escritora, poetisa e professora de dança cigana, Luna Negra, estreia no mundo da literatura na próxima sexta-feira (8), ao lançar seu primeiro livro intitulado "Era uma vez... um povo cigano".

Na obra, Luna faz uma curadoria especial sobre histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm, que trazem em suas obras a temática cigana.

Os autores são conhecido mundialmente no mundo da cultura infantil. A escritora busca desmistificar a cultura cigana, transmitindo informações relevantes sobre o povo e a cultura, porém, de um jeito leve, divertido e lúdico, usando o conto de fadas como inspiração.

"Eu pretendo também trazer reflexão profunda sobre o mundo em que vivem nossas crianças e adolescentes. Será que estamos realmente ensinando para elas valores como a paz, o amor, e o respeito à diversidade?', questiona a autora.

No Brasil, estima-se que existam, atualmente, cerca de 500 mil integrantes dos povos ciganos, distribuídos em todas as cinco regiões do país.

Em Campo Grande, Luna é conhecida pelo estúdio de dança que tem na cidade, ensinando, aos alunos, a dança da cultura do povo.

“Temos ali vários elementos da nossa cultura, como o tablado de flamenco, o altar de Santa Sara, tachos de cobre e muitos outros detalhes. É uma maneira de levar às pessoas a cultura do nosso povo”, explica.

O lançamento do livro ocorre na sexta-feira (8), na biblioteca municipal Anna Luiza Prado Bastos, no Horto Florestal, em Campo Grande.

Há, também, a disponibilidade da compra antecipada do livro através do link https://maracalvis.com.br/produto/era-uma-vez-um-povo-cigano/