Campo Grande

04/05/2022 07:00

Golpistas aproveitam do desespero e cobram taxas de pessoas em busca de emprego em Campo Grande

Criminosos publicam anúncios em sites de vendas de produtos para atraírem as vítimas

04/05/2022 às 07:00 | Atualizado 03/05/2022 às 14:51 Antonio Bispo
Vítimas são orientadas a fazerem um pagamento antes de serem contratadas - Ilustrativa

Aproveitando que muitos brasileiros estão em busca de um emprego para manter o sustento de casa, golpistas estão utilizando um endereço falso para atraírem vítimas e arrancarem dinheiro delas, em Campo Grande.

De acordo com a denúncia, as ofertas de emprego são divulgadas no site e aplicativo OLX. Ao entrar em contato com o responsável, o golpista se passa por funcionário de uma empresa de água, localizada próxima da maternidade Cândido Mariano.

Na mensagem, ele diz que a vítima precisa fazer um exame de saúde ocupacional, pago pela empresa, mas, que antes, é preciso pagar uma taxa de R$ 38 referente à aquisição do uniforme recebido após o exame.

O pagamento é feito via Pix e, assim, o golpista envia um endereço falso, que dá em frente a uma empresa que nada sabe sobre o caso.

Na oferta, o salário gira em torno de R$ 1,8 mil, mais benefícios. Entretanto, ao chegarem para realizarem o exame combinado, as vítimas descobrem que caíram em um golpe.

Em uma rápida pesquisa pelo site, é possível encontrar dezenas de ofertas de emprego. Em algumas delas, o anúncio diz que será preciso fazer "um pequeno investimento para se cadastrar".

O denunciante alerta que, quem estiver em busca de uma posição no mercado de trabalho, não deve efetuar nenhum tipo de pagamento antes de ser contratado e registrado de fato.