Campo Grande

há 2 anos

Prefeitura intensifica ações para proteger moradores de rua; saiba como ajudar

Ajuda para passar uma noite nas unidades de acolhimento e distribuição de cobertores fazem parte da ação durante essa onda de frio

17/05/2022 às 12:32 | Atualizado 17/05/2022 às 17:05 Vinicius Costa
Reprodução/Pixabay

Campo Grande promete ser fortemente atingida pela onda de frio que vem sendo anunciada pela meteorologia nos últimos dias. Com mínimas de 5°C e sensações beirando 0°C, a SAS (Secretaria de Assistência Social) decidiu se movimentar para evitar problemas de saúde e até mortes por hipotermia de moradores de ruas pelos próximos dias de frio.

Por isso, a secretaria decidiu adotar medidas mais urgentes com o objetivo de proteger esse público e até migrantes internacionais, ajudando com pelo menos uma noite nos espaços de acolhimento e até distribuição de cobertores.

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) deve intensificar as ações e promete fazer uma ronda nas áreas central, viadutos, praças e espaços públicos, locais costumeiros que moradores em situação de rua ficam durante as noites.

As equipes foram abastecidas com diversos cobertores para distribuição e ficará atenta as denúncias da população, por meio de telefone, com o intuito de ir diretamente em pessoas com extrema vulnerabilidade, principalmente nessa época de frio fora do comum.

"As pessoas que aceitam a oferta de serviços são encaminhadas para os locais de acolhimento e para aqueles que não aceitam os serviços estão sendo oferecidos cobertores para aquecimento e proteção do frio", diz a nota encaminhada para a reportagem do TopMídiaNews.

De acordo com a SAS, UAIFA (Unidades de Acolhimentos para Famílias e Adultos) I e II foram preparadas com aplicação de camas em seus dormitórios, alimentação, casacos e cobertores para garantir a proteção dos usuários.

"Também foram articuladas parcerias, por meio da oferta de vagas em Comunidades Terapêuticas – CT para acolher estas pessoas com a mesma estrutura e vale ressaltar que os serviços de abordagem e acolhimento todos os dias, funcionam 24h", acrescentou a secretaria na nota.

A SAS ainda conta com as seguintes Unidades Cofinanciadas: Casa de Passagem Resgate e Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis, que também recebem pessoas e migrantes internacionais em situação de rua.

Para ajudar os moradores e informar as equipes da SEAS, os números de telefone são (67) 99660-6539 e 99660-1469.