Cidades

19/05/2022 17:14

Reinauguração do Obelisco é adiada após reforma em Campo Grande

O contrato firmado estabeleceu prazo de 150 dias para a conclusão do projeto

19/05/2022 às 17:14 | Atualizado 19/05/2022 às 16:48 Nathalia Pelzl
Denilson Secreta

A entrega do Obelisco, em homenagem a José Antônio Pereira, que seria oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), foi adiada em Campo Grande.

A informação é da assessoria. O local passou por grandes reformas estruturais e essa é sua primeira restauração de fato. 

A restauração teve início no dia 27 de outubro, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), sob a responsabilidade da empresa TS2 Arquitetura e Construções, especializada em restauros. 

O contrato firmado estabeleceu prazo de 150 dias para a conclusão do projeto, com medições da evolução da obra sendo realizadas mensalmente.

Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos que haviam sido feitos anteriormente – por exemplo, 13 camadas de tinta na superfície da edificação. Em seguida, a equipe fez o preenchimento de frestas e rachaduras (calafetagem) utilizando técnicas e matérias semelhantes aos que foram originalmente utilizados, incluindo a argamassa de cal, que precisa de 60 dias para maturar e foi uma das responsáveis por prolongar as atividades.

Além das reformas no monumento de alvenaria de 20m de altura, o canteiro em torno da área construída também recebeu atenção com um projeto de paisagismo, e toda a estrutura passou por obras de drenagem, iluminação, impermeabilização.