Economia

há 10 anos

Exportação de carne brasileira para Hong Kong, torna China maior importador do país

Exportações

05/11/2013 às 19:12 | Atualizado Aline Oliveira
Divulgação

O governo federal divulgou esta semana que a cidade chinesa de Hong Kong é o principal mercado importador de carne bovina brasileira, superando a Rússia. As vendas aumentaram 71,4% no acumulado de janeiro a setembro e atingiram US$ 1,157 bilhão, ante os US$ 1,047 bilhão gastos pelos russos.

 

No entanto, ainda existem contradições nas negociações chinesas, já que Pequim ainda interdita o acesso da carne brasileira a seu mercado, porém recebe o produto através de Hong Kong. Segundo fontes do governo, a carne sai da cidade e é distribuída sem problemas para o resto da China.

 

Esta semana, uma delegação brasileira liderada pelo vice-presidente Michel Temer desembarcou em Macau e se encontrou com o vice-primeiro-ministro Wang Yang, encarregado dos temas econômicos e solicitou a reabertura do mercado para carne nacional.

 

Cabe destacar que Hong Kong tem sete milhões de habitantes, é um dos principais centros financeiros internacional e possui uma economia de serviço capitalista caracterizada pelo baixo nível de impostos e pelo livre comércio e a moeda local (dólar de Hong Kong) é a oitava mais negociada no mundo.

 

Fonte: Valor Econômico