20/12/2022 07:10
Retrospectiva: músicos de MS passam em teste e entram em banda de renome nacional
O baterista Marcos Uzun e o tecladista Fred Oliveira venceram todas as etapas do processo de seleção
Depois de um processo de seleção que durou três meses para integrar a banda de progmetal oriental Vikram, dois músicos da Capital conseguiram passar e vão fazer parte do grupo que tem o guitarrista - homologado pelo Guiness Book - mais rápido do mundo, Tiago Della Vega: o tecladista Fred Oliveira e o baterista Marcos Uzun. O TopMídiaNews conversou com os três e relembra essa história agora.
Ao longo dos anos, Tiago conta que sempre teve, em suas bandas, músicos 'lotados' em diferentes localidades do país. "Sempre foi muito fácil de encontrar as pessoas, dessa vez não foi diferente, porem é a primeira vez que trabalho com músicos do MS, e está sendo uma experiência incrível! Os dois, além de ser musicalmente incríveis, são pessoas adoráveis, não vejo a hora de passar por ai com a turnê e conhecê-los mais ainda".
Líder da banda, ele ainda afirma que o grupo procurava algo que é natural nos dois novos colegas. "Ter dois integrantes na mesma cidade facilita vários fatores, como o processo de composição, assim como, obviamente, a logística da turnê. Fred e Marcos trabalham com o estilo que abordamos há muitos anos, então independentemente da cultura local não ser o estilo predominantemente do metal, para eles é algo totalmente natural e é isso que procurávamos".
Marcos Uzun
Marcos é paulista de Santo André, mas mora no estado há mais de 20 anos e participou do musical "Godspell", em São Paulo, além de ter tocado nas bandas Odhekaton (SP), banda Rivers, da Capital, e se diz orgulhoso do resultado da seletiva. "Sem dúvidas foi muito bom ter sido selecionado, dá aquela sensação de estar no caminho certo. Me identifico muito com a linguagem sonora do Vikram, é o tipo de som que escuto há anos. Todos os bateras que vi participar da seleção são ótimos e profissionais, então, fico orgulhoso com o resultado", diz Marcos.
Fred Oliveira
O tecladista Fred Oliveira, que já tocou com Zé Pretim e passou pelas bandas Hollywood Cowboys e Vertigo, entre outras, começou seus estudos aos seis anos de idade com a própria mãe, que era pianista de conservatório, relembra o início do trabalho autoral e os frutos que isso rendeu já de pronto.
"Comecei a lançar o trabalho autoral em 2016, com a música e o clipe de 'Imminent chaos', elogiada pela Isina, uma academia de produção musical e artística de Los Angeles, alcançando a marca entre as 200 músicas mais bem produzidas do período no mundo. Desde então lancei várias músicas, 'Disconnected' é a mais recentemente e conta com o guitarrista Marcelo Barbosa (Angra) e ainda com premiado baixista Fernando Molinari, Matheus Mattos e nosso aclamado vocalista de rock regional Rod Rivers".
Para os músicos, a partir da seleção, vários desafios surgiram, como agenda pessoal e profissional, para Marcos; mas também significaram superação, para Fred, que se atenta para o fato de passar a fazer parte de um time com reconhecimento internacional.
Fred Oliveira pode ser encontrado no Instagram como @fredoliveiraofficial e Marcos Uzun, como @marcosuzun, e a banda Vikram, como @vikramofficialband.