Interior

31/01/2023 10:47

Operação policial prende 15 guardas municipais em Ponta Porã

Acusados usavam de suas funções públicas para rotineiramente solicitar e auferir vantagens indevidas

31/01/2023 às 10:47 | Atualizado 31/01/2023 às 11:54 Dayane Medina
Operação contra Guardas Municipais em Ponta Porã - Divulgação/Gaeco

Operação “Deviare”, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), prendeu nesta terça-feira (31), 15 guardas municipais do município de Ponta Porã — distante 334 quilômetros de Campo Grande.

O desdobramento das investigações se deu depois da da primeira fase realizada em setembro do ano passado. A partir do material apreendido, especialmente telefones celulares, foi revelado um quadro de corrupção sistêmica por parte de guardas municipais do município, que usavam de suas funções públicas para rotineiramente solicitar e conseguir vantagens indevidas, na região de fronteira.

Ainda conforme levantado pela operação, guardas municipais também se apropriavam de cargas irregulares, a exemplo de cigarros e armas dos contrabandistas.

Segundo a equipe do GAECO, guardas municipais integravam um grupo de WhatsApp denominado “Laranjas Podres”, por meio do qual se comunicavam e tratavam de ilícitos.

No decorrer dos trabalhos, também foi possível constatar que alguns dos guardas municipais se dedicavam ao tráfico de armas e munições, dos mais variados calibres, naquela região de fronteira.

Na ação de hoje, o GAECO contou com o apoio operacional do Batalhão de Choque no cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, nos imóveis dos investigados e no quartel da Guarda Municipal.