18/05/2023 12:45
Um mês sem poder frequentar escola, menino de 5 anos com TEA pode voltar as aulas
Situação aconteceu pela falta de auxiliar de educação inclusiva
Após ficar praticamente um mês longe da escola pela falta de uma auxiliar de educação inclusiva, o menino, de 5 anos, portador de TEA (Transtorno de Espectro Autista) poderá retornar à sala de aula na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Dr. Tertuliano Meirelles, em Campo Grande.
O drama da criança começou no dia 17 de abril, quando a mãe Naira Viana de Souza Costa, de 32 anos, ficou sabendo que seu filho precisaria ficar longe da rotina escolar.
A mãe explica que o filho tem direito a uma auxiliar extra na turma dele. Porém, foi comunicada pela direção da escola, que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) não havia feito a designação de uma profissional para atendimento.
Naira informou ainda que indagou a direção se o filho ficaria sem poder frequentar as aulas e teve resposta inesperada. “A diretora disse que sim [ficaria sem aula] porque não poderia ficar sozinho. Não entendi, porque a auxiliar dele era extra, então existe outra na sala. Mas insistiram que ficaria sem aula até conseguirem nova funcionária. É uma quebra de direito dele não ter auxiliar, mas eles não poderiam suspender das aulas”.
No entanto, após novo chamamento feito pela secretaria, uma auxiliar estaria sendo designada para a Emei e trazendo novamente a oportunidade da criança em voltar para a escolar e continuar sua rotina de estudo.
O que diz a Semed?
O problema foi enviado a assessoria de comunicação da prefeitura, que informou que nesta semana houve contratações dessas profissionais. Veja na íntegra a nota:
"A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa que a lotação de profissionais para atender os alunos da educação especial, é realizada por meio de processo seletivo, com validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Atualmente, são 842 Assistentes Educacionais Inclusivos atendendo em 40 horas semanais nos turnos matutino e vespertino.
A SEMED realizou a publicação da chamada de mais 99 Assistentes Educacionais Inclusivos no dia 09 de abril de 2023. Ressaltamos ainda, que as chamadas de Assistentes Educacionais Inclusivos (AEIs) continuarão acontecendo no decorrer do ano letivo.
Portanto, durante a semana os profissionais já foram convocados e designados para as unidades escolares".