Campo Grande

05/06/2023 15:20

Vereador cobra governo Lula para incentivo ao transporte público de Campo Grande

Após redução de impostos para carros populares, Carlão quer que haja incentivos federais para os coletivos da cidade

05/06/2023 às 15:20 | Atualizado 05/06/2023 às 15:23 Rayani Santa Cruz
Carlão pede ajuda a Lula - Credito Wesley Ortiz/ Reprodução TV Globo/ Debate 2022

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara de Campo Grande, cobrou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para incentivar o transporte público da Capital. O vereador enviou pedido diretamente ao governo federal, onde o vice-presidente Geraldo Alckmin é do seu partido, o PSB.

O vereador afirma que é necessário que o governo federal adote uma política de incentivo ao transporte público coletivo de passageiros. Carlão informou que está cobrando o Governo Federal por ofício.

"O presidente Lula anunciou um grande incentivo à produção de carros populares no país, com medidas para estimular o acesso da população a carros novos mais baratos. Mas estou encaminhando ao governo federal, ofício solicitando uma política de incentivo ao transporte público, já que vai beneficiar uma parcela muito maior da população e tem um cunho social, garantindo mobilidade urbana", declarou.

Carlão destaca que o transporte individual de passageiros consome 63% de toda a energia não renovável (11,4 toneladas de equivalentes de petróleo) e produz 67% de toda poluição de efeito estufa (32 milhões de toneladas).

Esses números são do Simob (Sistema de Informações da Mobilidade Urbana), criado há mais de 15 anos pela ANTP com a função de retratar de maneira objetiva a forma, as condições e a qualidade com que ocorrem os deslocamentos da população em nossas cidades.