Cidades

há 5 meses

Onda de calor termina 'só no papel' e semana deve ter máxima de 42ºC no MS

Porto Murtinho, Aquidauana e Três Lagoas devem ser ''campeãs'' do calorão

17/12/2023 às 18:12 | Atualizado 17/12/2023 às 17:42 Thiago de Souza
Calor segue forte nesta semana no MS - Repórter Top

O alerta pela onda de calor que afetou MS e mais 13 estados termina oficialmente na noite deste domingo (17). No entanto, os próximos dias continuam quentes e cidades podem registrar até 40º C de temperatura máxima. 

Conforme o site do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, o alerta pelo fenômeno começou na quinta-feira (14) e vigora até às 19h deste domingo. 

Segundo o G1, o termo "onda de calor" é usado quando a temperatura permanece cinco graus celsius acima da média de  três e cinco dias. 

Apesar do fim do fenômeno, o Inmet prevê que os próximos dias serão marcados por altas temperaturas em boa parte do País. Os termômetros podem chegar até os 40°C e as regiões mais afetadas serão Centro-Oeste, Norte, interior do Nordeste, MG e SP. 

A explicação para o prosseguimento do calor extremo, segue o G1, é que após dias tão quentes com o fenômeno e sem chuva ou um evento que derrube as máximas, ele continua intenso.

Previsão

A segunda-feira (18) em Campo Grande deve ter temperatura máxima de 37º C e mínima de 25º C. Nesse mesmo dia Corumbá teve ter 41º C de máxima, diz o Climatempo.  

Três Lagoas e Porto Murtinho devem sofrer com calor de 42º C; Aquidauana deve registrar 41º C.