Política

há 4 meses

Esquerda do MS relembra golpe de 8 de Janeiro: 'democracia inabalada'

Parlamentares dizem que invasão a prédios dos Poderes só reforçou a democracia

08/01/2024 às 15:45 | Atualizado 08/01/2024 às 16:28 Thiago de Souza
Democracia se fortaleceu na visão de deputados do MS - Reprodução Facebook, Instagram e Marcelo Camargo - AB

Políticos de esquerda do Mato Grosso do Sul refletiram sobre os atos do ''8 de Janeiro'', como foram chamadas as invasões aos prédios dos Três Poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, há exatamente um ano. Para os parlamentares, a punição aos envolvidos só reforçou a democracia brasileira. 

É assim que pensa o deputado federal Dagoberto Nogueira, do PSDB. 

''Foi um tiro no pé dos bolsonaristas radicais. Houve uma reação dos Três Poderes...  a reação deixou claro 'ditadura nunca mais', com isso fortaleceu a nossa até então frágil democracia". 

O vereador e sindicalista Marcos Tabosa, do PDT, seguiu a mesma linha. Ele refletiu que a tentativa de algo que ele chama de golpe fortaleceu a democracia. 

''Agora é colocar quem deve na cadeia. E vamos continuar solidificando a nossa democracia''. 

''Democracia inabalada!'', bradou a deputada federal Camila Jara no Facebook. Ela reforçou a ideia dos colegas de bancada que as invasões feitas por quem questionava o resultado das urnas só fortaleceram o regime democrático. Ela apoia os eventos realizados nesta segunda-feira para relembrar a ameaça à democracia. 

''[hoje] o Brasil se une novamente para reforçar o compromisso com a democracia e com a Constituição Brasileira!'', afirmou a petista.

Diversas atividades para discussão e reflexão sobre os atos do 8 de Janeiro foram programadas para esta segunda-feira. Uma delas é do Governo Federal - Democracia Inabalada'' - onde o presidente Lula participaria junto com alguns ministros do STF e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Arthur Lira, do PP, presidente da Câmara, cancelou a presença. 

Entramos em contato com outros parlamentares de esquerda e aguardamos retorno.