Campo Grande

22/01/2024 14:48

Prefeitura chama entidades para botar chip e castrar cães e gatos de rua em Campo Grande

Subsecretária diz que ideia é fortalecer as políticas de bem-estar animal

22/01/2024 às 14:48 | Atualizado 22/01/2024 às 13:42 Thiago de Souza
Cães e gatos serão chipados por entidades na Capital - ilustrativa - Roberto Higa - arquivo

A Prefeitura de Campo Grande publicou, na sexta-feira (19), chamamento para entidades que possam promover a colocação de chips em cães de rua em Campo Grande. 

O chamado foi feito por meio do Diário Oficial do Município e é direcionado às Organizações de Sociedade Civil, as chamadas ''OSC's''. Essas entidades também deverão encaminhar felinos e caninos que vivem soltos nas ruas para castração. 

O objetivo da ação, diz a Subsecretaria do Bem-Estar Animal, a Subea, serão contemplados principalmente os felinos de colônias e os caninos com qualquer peso. Isso, porquê, atualmente o programa de castração que a Subea disponibiliza é para animais de até 15kg. 

Para Ana Luiza Lourenço, titular da pasta, a proposta do chamamento é fortalecer políticas públicas de bem-estar animal, diminuindo a quantidade de animais nas ruas da Capital e atendendo, principalmente, animais de maior porte e evitando assim ninhadas mais numerosas.

A titular destaca também que o chamamento é uma conquista para a cidade, por ser o primeiro projeto com esse tipo de incentivo. 

''As OSC's e protetoras fazem um trabalho importante e necessário de acolhimento e cuidados com animais abandonados, e com o chamamento poderemos auxiliá-las nesse trabalho''.

As OSC´s ficarão responsáveis pela captura e transporte, independente do perímetro urbano, dia ou horário para clínica veterinária que for atender ao programa. Elas têm o prazo de 30 dias, a contar da publicação, para apresentar a documentação necessária.