Campo Grande

20/02/2024 19:00

Saúde promete prioridade para idosa com 'pré-câncer' em Campo Grande

Ela precisa de uma consulta retorno para iniciar tratamento contra metaplasia nível 2

20/02/2024 às 19:00 | Atualizado 20/02/2024 às 13:41 Thiago de Souza
Idosa sofre de metaplasia nível 2 - Repórter Top

Secretaria Municipal de Saúde, a Sesau, prometeu dar prioridade para agendar consulta retorno para uma idosa de 70 anos, no Hospital Regional em Campo Grande . A paciente sofre com uma lesão no aparelho gástrico que pode resultar em um câncer caso não seja tratada rapidamente. 

O apelo da família foi mostrado nesta segunda-feira (19) a partir de relato da filha dela, Fernanda de Souza, 43 anos. A mãe passou 13 dias internada no HR e descobriu uma metaplasia em estágio 2. A escala vai até 3 e depois pode se tornar um tumor maligno. Clique aqui para ver os detalhes. 

Ainda segundo a filha, a mãe passou pelo cirurgião-geral, que prescreveu remédio e pediu que ela voltasse quando terminassem as doses. Além disso solicitou endoscopia com biópsia. 

''Ele pediu urgência nesses exames e consulta de retorno e a gente não conseguiu até agora'', lamentou Souza. Ela disse que os exames foram feitos, mas estão retidos no hospital e a tentativa de retorno já dura 30 dias. 

O site acionou a Secretaria Estadual de Saúde, que informou que a regulação era de responsabilidade do Município. Questionada, a Sesau informou que, apesar da consulta retorno ser atribuição via HR, prometeu prioridade.  

''Contudo, ciente dessa situação, a Sesau está tratando o caso como prioridade e já agendou um retorno para a paciente, que deverá ser informado via telefone'', disse a nota. 

''Cabe ressaltar ainda que, em caso de agravamento clínico, a orientação da pasta é que busque uma unidade de pronto atendimento'', finalizou a Secretaria Municipal. 

Idosa tem lesão que pode culminar em câncer (Foto: Repórter Top)