Na Lata

29/02/2024 09:14

NA LATA: Faustão tem órgãos à disposição, enquanto 60 mil pessoas esperam há anos

Coração em dias, um rim logo depois; a vida do rico e famoso é diferente né...

29/02/2024 às 09:14 | Atualizado 29/02/2024 às 09:16 TopMídiaNews
Faustão e a tal prioridade... - Davidyson Damascen-Igesdf - Reprodução Rede Globo

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, parece ter uma sorte sobrenatural, ou algo mais! É só precisar de um órgão para transplante, que, opa, tá lá, é quase milagroso. Nada a ver com fama e dinheiro, é claro, segundo os especialistas defensores da (falta de) transparência da lista de transplante no Brasil.

Faustão teve um coração disponível em 19 dias, com uma fila de, oficialmente, 386 pessoas esperando o órgão, e o tempo médio para o transplante é de 18 meses. Na época, a desculpa foi ‘compatibilidade’. Pouco depois, precisou de um rim, estaria em 13ª na fila e teria prioridade por já ter transplantado o coração em exatos 20 dias.

O que assusta é que hoje há 38.908 brasileiros aguardando por um transplante de rim, alguns há anos. E Faustão estava em 13ª da fila, e já transplantou também. A lista de pessoas esperando um órgão hoje ultrapassa as 60 mil pessoas no Brasil, conforme dados oficiais do Governo federal.

Ninguém está falando que existem ilegalidades, mas sim que há necessário uma maior transparência, inclusive de forma online e pública. Até mesmo aqui no TopMídiaNews publicamos e recebemos pedidos de socorros de sul-mato-grossenses esperando há anos um órgão, inclusive o rim. Mas, são pobres e desconhecidos, há relação?

(Leitor do TopMídiaNews no Instagram comentando sobre o Faustão)

O que o caso Faustão traz à tona é a necessidade urgente de uma transparência para quem precisa de um órgão e seus familiares. Do jeito que está, com um especialista só ‘explicando’ depois, a impressão que fica é de um grande xunxo mesmo!

Na seção "NA LATA", trazemos os bastidores mais quentes da política regional, expondo informações comprometedoras sobre políticos e poderosos de Mato Grosso do Sul. Tem algum bastidor para compartilhar conosco? Envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp no número (67) 99826-0686!