Brasil

08/03/2024 11:32

Consumo de artistas mulheres aumenta 252% no Spotify e Ana Castela é destaque desse crescimento

Ao lado de outras artistas renomadas como Marília Mendonça e Simone Mendes, Ana Castela tem liderado o top 3 das músicas mais escutadas no Spotify

08/03/2024 às 11:32 | Atualizado 08/03/2024 às 11:03 Felipe Dias
Sertaneja Ana Castela durante show - Instagram/Reprodução

O consumo de músicas de artistas mulheres aumentou 252% entre 2018 e 2023 no Brasil, segundo levantamento realizado pelo Spotify em homenagem ao Mês da Mulher. Uma das figuras centrais desse crescimento é a cantora sul-mato-grossense Ana Castela.

De acordo com o levantamento realizado pela plataforma de streaming, globalmente, o aumento foi de 234%. O levantamento também mostrou que 60% da audiência dessas artistas no streaming é feminina.

Ana Castela tem sido uma influência importante nesse crescimento., segundo Rodrigo Azevedo, editor de música no Spotify Brasil. Ao lado de outras artistas renomadas como Marília Mendonça e Simone Mendes, Ana Castela tem liderado o top 3 das músicas mais escutadas no Spotify.

A cantora também tem sido uma força impulsionadora no aspecto cultural e estético. Rodrigo destaca que cantoras como a sul-mato-grossense e Mari Fernandez introduziram novos estilos e movimentos na música brasileira, como o "agronejo" e a estética "boiadeira".

A influência dessas artistas vai além da música, informa o editor, e afeta também a moda e a estética cultural. A estética “boiadeira”, conceito influenciado por Ana Castela, chegou a ser associado a ícones internacionais como Beyoncé.

O editor do Spotify tem uma visão otimista sobre o futuro e acredita na continuidade do consumo crescente de músicas de artistas mulheres. Para ele, o crescimento será impulsionado por mudança de narrativa na indústria musical e pelo interesse crescente da Geração Z por diversidade e representatividade.