Política

há 2 meses

Agetran participa de curso de atualização de agentes de trânsito promovido pelo Cetran

Capacitação ocorreu no antigo Juizado Central, na Rua Joaquim Murtinho

15/03/2024 às 17:16 | Atualizado 15/03/2024 às 16:33 Thiago de Souza
Curso de atualização é obrigatório, diz o Cetran - Divulgação PMCG

Agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito estiveram presentes, nesta sexta-feira (15), no curso de atualização de profissionais da área, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito do MS, o Cetran. O evento foi realizado no antigo Juizado Central, na Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande. 

A capacitação também foi ministrada a agentes da Guarda Civil Metropolitana e, conforme a divulgação, começou dia 12 de março e termina nesta sexta-feira (15). O tema foi ''Ética Profissional, Cidadania e Trânsito''. 

O foco, ainda segundo divulgado, são os agentes da Agetran e da Guarda Civil Metropolitana que atuam na área e possuem formação para isto. Conforme deliberação do Cetran, é obrigatória a atualização. A palestra foi ministrada pela gerente de Trânsito da Agetran, professora Ivanise Rotta. 

O objetivo da aula foi padronizar comportamentos dos agentes, mostrando que o profissional não pode prevaricar durante uma abordagem, mas a conduta pode e deve ser respeitosa, firme e esclarecedora. Dessa forma, o agente cumpre o papel de manter a segurança viária e cada autuação executada com eficácia significa um sinistro que deixou acontecer.

Ivanise Rotta destacou que a importância do curso é mantê-los atualizados, tanto nas questões, nas novas resoluções, novas normativas, quanto também pensar na padronização de autuação, de atendimento e de esclarecimento. 

''A padronização é primordial, então é preciso que eles acatem a deliberação do Cetran para que esses agentes de trânsito consigam sim, estar prestando o serviço adequado para sociedade e preservando, vidas no trânsito'', observou Rotta.