Cidades

12/11/2013 08:15

Acrissul denuncia preço da vacina contra a febre aftosa

Rural

12/11/2013 às 08:15 | Atualizado Schimene Weber
Foto: Acrissul

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) fez uma denúncia sobre o aumento de 100% no valor da vacina contra a febre aftosa em novembro, em relação ao preço cobrado na campanha feita em maio deste ano. A denúncia foi registrada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

De acordo com a Acrissul, o aumento do valor cobrado na comercialização do produto não tem justificativa e pode até ser considerado criminoso, tendo em vista que há cinco meses, na campanha de maio, o valor da dose era de R$0,85, e agora é R$1,70.

O órgão, então, apresentou voto de repúdio à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro/MS) e alertou ao CADE sobre a prática abusiva do cartel que está sendo verificado pelos produtores rurais que compram a vacina contra a febre aftosa.

Membros da Acrissul ainda alertaram que a vacinação é uma obrigação sanitária com calendário conhecido, e o valor do produto sofreu a alta expressiva logo antes do início da campanha deste mês.