Geral

21/06/2025 15:51

Balão faz pouso fora do local previsto e assusta moradores de Sorocaba

Balão que saiu de Boituva (SP) precisou antecipar a decida após fortes rajadas de vento. Ninguém ficou ferido

21/06/2025 às 15:51 | Atualizado 21/06/2025 às 15:17 Metrópoles, parceiro do TopMídiaNews
Reprodução/X

Moradores da zona rural de Sorocaba, interior de São Paulo, se assustaram ao ver um balão tripulado descendo do ceú e pousando em uma região próxima a casas do bairro do Jardim do Éden. O pouso aconteceu por volta das 9h manhã deste sábado (21/6) e ninguém ficou ferido.

A aeronave havia saído de Boituva com 15 passageiros – 10 paraquedistas e cinco familiares. Após viajar alguns quilômetros e os paraquedistas terem saltado do balão, o piloto iniciou o processo de decida. Durante o pouso, houve uma mudança no vento e o balão precisou descer em uma região diferente do destino inicialmente previsto.

Assustados com a cena, os moradores do bairro acionaram a Polícia Militar. Apesar do susto, o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Johnny Alvarez, afirmou ao Metrópoles que a manobra é comum, e, segundo ele, com “zero risco” aos passageiros. O que foi confirmado pelo piloto da aeronave, William Aguilar:

“Não houve nenhum pouso forçado ou de emergência. A gente só pousou um pouco mais distante do nosso local de pouso convencional, mas pousamos de pé, com o balão estável, a dois quilômetros por hora, sem nem sequer tombar o cesto”, defendeu Aguilar.

O pouso aconteceu no mesmo dia em que um balão com 21 pessoas pegou fogo e caiu em Santa Catarina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar local, pelo menos oito pessoas morreram. Ainda de acordo com a corporação, 13 sobreviventes foram resgatados e socorridos imediatamente.

Entenda o caso

Morte na semana passada

A cidade de Boituva é conhecida como a “Capital Nacional do Balonismo Turístico” e, devido ao clima frio, está na alta temporada dos passeios. No domingo passado (15/6), um outro balão que também havia saído da cidade caiu e matou uma mulher.

O acidente aconteceu na cidade de Capela do Alto, a cerca de 35 quilômetros de Sorocaba, depois que o piloto realizou tentativas mal sucedidas de pouso em áreas inadequadas.

No acidente da semana passada, o piloto foi preso em flagrante e, segundo a Polícia Militar (PM), poderá responder por dolo eventual. O balão levava 35 pessoas. Além da passageira que morreu, 15 ficaram feridas, sendo 10 com ferimentos leves e seis em observação hospitalar.