Política

11/07/2025 08:49

Taxação dos EUA: Simone diz que 'Pátria é a mãe de todos e não se deve xingá-la'

De MS, ministra reforça coro do governo para culpar bolsonaristas

11/07/2025 às 08:49 | Atualizado 11/07/2025 às 08:35 Thiago de Souza
Simone diz que Pátria Brasil não pode ser atacada - Reprodução MPO

Ministra do Orçamento, Simone Tebet (MDB), entoou o coro do Governo Lula para culpar Bolsonaro e a direita pelo tarifaço de 50%, aplicado por Donald Trump aos produtos brasileiros. 

A missão dada à ministra de MS é convencer o público que as agressões verbais de Lula dentro dos Brics não foram motivadoras de retaliação americana. Sendo assim, ela foi às redes sociais engrossar o coro e postou:

''Rui Barbosa dizia que ‘a pátria é a família amplificada’. Nessa família, a Pátria é a mãe, a mãe de todos nós. O nosso país, o nosso território, a nossa casa, a nossa gente. Aqui, nosso povo vive, trabalha, produz. Não se xinga a mãe, não se recorre a outros quintais, outros países, para atacar a nossa soberania nacional. Ninguém pode, em benefício próprio, abrir os portões da nossa casa coletiva, para que ela seja atacada'', disse, segundo o Blog do Noblat, no Metrópoles. 

Na terça-feira (8), Tebet já entoava o mantra do ''nós contra eles'', pregando mais impostos durante sessão da Comissão Mista de Orçamento do Congresso. 

''Estamos dizendo para aqueles que não pagam, ou pagam 3% ou 4%, que eles paguem 10%. Se isso não for justiça tributária, se isso for ser de esquerda, eu, que nunca fui de esquerda, tenho que me considerar de esquerda''.

Ainda segundo o blog, Simone seria candidata a uma vaga no Senado Federal por São Paulo, junto de Fernando Haddad. Para muitos, a dupla, junto com Lula presidente e Márcio França vice seria a ''chapa dos sonhos''.