Política

16/07/2025 09:32

Anitta e Camila Jara criticam projeto para afrouxar licenciamento ambiental

Senado aprovou texto por 54 votos a 13 nesta terça-feira

16/07/2025 às 09:32 | Atualizado 17/07/2025 às 09:37 Thiago de Souza
Funkeira e deputada se uniram contra projeto no Senado - Reprodução Instagram

A deputada federal Camila Jara (PT) e a funkeira Anitta se mostraram contra projeto de lei aprovado no Senado Federal, que trata do licenciamento ambiental no País. A sul-mato-grossense se diz preocupada também com o Pantanal. 

O PL 2.159/21 foi aprovado por 54 votos a favor e 13 contra. O texto trata da flexibilização do licenciamento ambiental no Brasil. O projeto polêmico enfrenta resistência por, segundo especialistas, reduzir os mecanismos de controle e proteção ambiental, especialmente em áreas sensíveis como terras indígenas, zonas de preservação e bacias hidrográficas.

A petista de MS usou um dos animais símbolos de MS, a capivara, para ilustrar a crítica. 

''As capivaras estão indignadas. E com razão. Enquanto o Brasil pega fogo e o Pantanal seca, tem gente no Congresso tentando passar o PL da Devastação — um pacote de retrocessos que libera geral: garimpo, desmatamento, grilagem e destruição'', disparou a deputada federal. 

A parlamentar do PT reflete que o texto foi aprovado para ''agradar meia dúzia de ruralista, enquanto o povo sofre com calor, falta de água e comida mais cara''.  

Anitta

A funkeira- famosa em dezenas de países – disparou contra a possível nova legislação. Segundo o Correio Braziliense, ela antevê uma ''tragédia'' em razão do projeto permitir obras e intervenções em florestas, rios e territórios indígenas.

A cantora entende que vai ficar mais fácil desmatar áreas protegidas, liberar barragens e mineradoras entre outros problemas. Ela defende que a legislação seja feita de forma democrática e responsável e ''à altura dos desafios do nosso tempo''.