há 3 meses
Jogo de realidade virtual criado por alunos de MS ensina prevenção à dengue
Protótipo do "Agente 360" será lançado nesta sexta e usa imersão para reforçar combate ao Aedes aegypti
Será lançado, nesta sexta-feira (15), o primeiro protótipo jogável do “Agente 360: Todos Enfrentam a Dengue”, jogo educacional em realidade virtual que busca inovar na forma de conscientizar a população sobre prevenção à doença. A proposta combina tecnologia, aprendizagem interativa e engajamento social, aproximando o público de um tema urgente para a saúde pública.
O projeto foi desenvolvido por alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy e estudantes da Rede Estadual de Ensino do 3º ano de Assistente de Produção 3D. Juntos, criaram uma experiência imersiva que simula, em ambiente virtual, situações do dia a dia no combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivando atitudes corretas de prevenção por meio da gamificação.
A iniciativa integra o quinto itinerário formativo, que oferece ensino profissionalizante junto ao Ensino Médio. Pelo convênio, instrutores do Senac MS ministram as aulas diretamente nas escolas estaduais, garantindo formação técnica conforme diretrizes do MEC.
Durante a fase de Pré-Incubação, a equipe aperfeiçoou mecânicas de jogo, adicionou pontuação e ranking online, otimizou cenários e modelagem 3D, implementou controles para óculos de realidade virtual Meta Quest 3 e fez testes para garantir fluidez, realismo e impacto educativo.
Para Jordana Duenha, diretora do Senac MS, o projeto mostra como a educação pode gerar impacto concreto. “Quando criamos oportunidades para que nossos estudantes desenvolvam soluções para problemas reais, fortalecemos não apenas o aprendizado, mas também o compromisso com a comunidade. Este projeto mostra que a educação profissional pode ser agente de transformação social, levando conhecimento, tecnologia e cidadania para além da sala de aula.”
Com duração prevista de 10 meses, a meta é transformar o protótipo em um produto final validado e pronto para uso em escolas e comunidades, ampliando o alcance das ações educativas e fortalecendo o combate à dengue no Estado.
O trabalho conta com infraestrutura, suporte técnico, mentoria e acompanhamento pedagógico do Núcleo de Inovação do Hub Academy, além do apoio do Governo do Estado, via Semadesc/MS, que financia bolsas e fomenta projetos de inovação. A Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FESPMS) também é parceira da ação.