há 2 meses
Cabo da PM é condenado por constranger motociclistas 'do grau' em Campo Grande
Na ocasião, a abordagem do policial foi filmada e compartilhada em grupo das redes sociais
O cabo da PM (Polícia Militar), Marcelo Goes dos Santos, foi condenado pela Justiça Militar a seis meses de detenção pelo crime de constrangimento ilegal com emprego de arma, contra um grupo de motociclistas em um bairro de Campo Grande. previsto no artigo 222, §1º do Código Penal Militar.
O caso ocorreu em março de 2024, no bairro Paraíso do Lajeado. Segundo a denúncia, o grupo realizava manobras com motocicletas em uma rua deserta da região. Fora de serviço e acompanhado por outras quatro pessoas, o PM, conhecido como Cabo Goes, abordou os motociclistas e os obrigou a ficar de pé, voltados de costas e com os braços cruzados atrás do corpo, enquanto recebiam uma bronca do cabo. Toda a ação foi registrada em vídeo e compartilhada em grupos das redes sociais.
Os jovens foram liberados após a abordagem, mas na ocasião, o policial acabou denunciado pelo Ministério Público Estadual por constrangimento ilegal, ameaça e abuso de autoridade.
A pena foi fixada inicialmente em três meses de detenção, e, devido à causa de aumento prevista no §1º do art. 222 do CPM (uso de arma), foi dobrada para seis meses. O regime inicial será o aberto, e o cabo poderá apelar em liberdade.
Cabo Goes tentou disputar as últimas eleições, mas devido ao regramento interno da PM, ele se viu obrigado a desistir.