Geral

12/09/2025 14:40

Juiz faz audiência em calçada para atender homem em situação de rua em Maceió

Audiência improvisada garantiu que morador de rua tivesse acesso ao BPC após mais de 20 anos de trabalho como vigilante

12/09/2025 às 14:40 | Atualizado 12/09/2025 às 14:19 Diana Christie
Divulgação/Justiça Federal

Uma cena incomum chamou atenção no bairro da Levada, em Maceió (AL): o juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, titular da 9ª Vara Federal, realizou uma audiência em plena calçada para garantir o direito previdenciário de Amarildo Francisco dos Santos, 57 anos, que vive em situação de rua. As informações são do jornal local Gazeta Web.

Amarildo, ex-vigilante com mais de 20 anos de registro em carteira, aguardava decisão em um processo previdenciário, mas não compareceu às sessões anteriores nem foi localizado devido à vulnerabilidade em que se encontra. Com dificuldade de locomoção e debilitado por uma enfermidade, ele acabou sendo encontrado por uma equipe judicial, acompanhado pelo advogado Carlos Marcel.

Diante do quadro, o magistrado decidiu levar a Justiça até o local. “Trata-se de um trabalhador que passou por diversas empresas e, por questão de saúde, ficou impossibilitado de exercer sua função. Fizemos essa audiência porque o Amarildo se encontra em situação de rua e não conseguiria chegar à Justiça Federal. É uma questão de urgência. O INSS ofereceu proposta de acordo, homologamos, e com esse benefício acreditamos que vamos restabelecer sua dignidade”, afirmou o juiz.

A procuradora-chefe do INSS em Alagoas, Tatiana Cabral Xavier, também participou do ato e concordou com o acordo, que assegurou ao trabalhador o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no valor de um salário-mínimo.

Segundo a Justiça Federal, a medida segue a Resolução nº 425/2001 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que garante atendimento prioritário e desburocratizado a pessoas em situação de vulnerabilidade.