Política

12/09/2025 15:52

Elogiado por João Henrique Catan, empresário é preso por desviar bilhão do INSS (vídeo)

Deputado estadual de MS queria apenas atacar a Cassems

12/09/2025 às 15:52 | Atualizado 13/09/2025 às 17:12 Thiago de Souza
Deputado foi enfático ao defender a empresa - Reprodução Metrópoles e ALMS

O empresário Maurício Camisotti foi preso na manhã desta sexta-feira (12), suspeito de desviar cerca de um bilhão em descontos indevidos via INSS. Ele já foi alvo de elogios do deputado estadual João Henrique Catan (PL), que o usou de exemplo para atacar a Cassems. 

Conforme mostrou o TopMídiaNews, em maio deste ano, no começo daquele mês, João Henrique queria atacar a Cassems e o presidente da Caixa, Ricardo Ayache. Para isso, citou que a Prevident, empresa de Maurício, tinha rompido contrato com a Cassems, em razão de uma outra, a Suda Odonto, estar impedida de vender planos de saúde, mas mesmo assim firmou pacto com a Caixa. 

Na gravação, deputado bolsonarista elogia, com ênfase, a empresa atualmente investigada e que teve o dono preso nesta sexta-feira. 

''Hoje, a Previdente, que é uma empresa séria... tem mais de 37 anos no mercado... 20 mil dentistas...cancelou contrato com outra empresa e suspendeu os atendimentos porque não recebia os repasses’’, alegou João Henrique em discurso na tribuna da Assembleia. 

À época, João Henrique Miranda Miranda chegou a ser repreendido pelos colegas da Casa, que alegam fake News e ataques baixos. Mas continuou.  

Apuração

Segundo relatório de investigação da PF, associação AMBEC foi alvo de auditoria do Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União, que suspeitaram de descontos nas aposentadorias de beneficiários do INSS. O detalhe é que as vítimas não sabiam ou não consentiam com os descontos, que mesmo assim eram feitos. 

A investigação mostrou que o ‘’cabeça’’ do esquema repassava valores da AMBEC para outras empresas, sendo a Prevident uma delas. A ex-diretora da firma odontológica assim como o atual chefe foram alvos de mandados de busca e apreensão. A PF divulgou que o atual mandatário recebeu valores milionários da AMBEC.  

''...tendo recebido a quantia de R$ 16.365.082,20 da 'AMBEC'', conforme consta no RIF n.º 109.535'', anotou o delegado no relatório. O detalhe é que o atual diretor da Prevident já foi comandou a AMBEC.  

Your browser does not support HTML5 video.