Porto Murtinho

20/09/2025 09:30

Pacientes viajam em micro-ônibus do SUS sem ar-condicionado de Porto Murtinho até Campo Grande

Sob calor de até 38°C, renais crônicos e idosos enfrentam viagem desgastantes

20/09/2025 às 09:30 | Atualizado 20/09/2025 às 11:32 Sarai Brauna e Diana Christie
Repórter Top

Crônico renal, Samir Mohamed Kaderi mora em Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande, e precisa fazer hemodiálise na capital três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. Para isso, depende de um micro-ônibus fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O problema, segundo ele, é que o veículo não tem ar-condicionado, tornando o percurso insuportável no calor de até 38°C. 

“Já teve paciente que desmaiou dentro do carro”, relatou Samir. Cansado da situação, buscou ajuda e respostas na Secretaria Municipal de Saúde por 5 meses. “Da última vez que eu tive uma conversa com ela, ela falou para mim que é o que têm. Que temos que agradecer a situação, já que tem um carro para nos levar e nos trazer. E é complicado”.

Por causa da doença, Samir não consegue trabalhar e não tem condições financeiras de buscar alternativas para o trajeto. Ele afirma que o transporte é compartilhado com outros pacientes em situações delicadas de saúde, como idosos e pessoas com câncer, o que torna a viagem ainda mais difícil.

“Essa batalha contra esse sistema é injusta. O transporte é dos pacientes crônicos renais e também de pessoas idosas ou com câncer, todos no mesmo veículo. Só que não tem ar-condicionado e você vai até a secretaria, a secretária [Andreara Castro] fala que vai resolver, mas isso já faz meses, vai fazer uns 5 meses”.

Samir também relata que constantemente o pneu fura, aparentemente desgastado. Isso faz com que fiquem parados em lugares impróprios para todos os pacientes que dependem da viagem para fazer seu tratamento.

(Prefeitura anunciou aquisição de caminhonete, mas pacientes ainda sofrem em veículo velho - Foto: Ascom)

Sem avanços

Enquanto isso, a prefeitura anunciou, em 9 de julho, a aquisição de uma caminhonete Ford Ranger, cabine dupla, tração 4×4 e motor a diesel, avaliada em R$ 225.900,00.

A doação foi viabilizada por meio da SED (Secretaria de Estado de Saúde) e formalizada pelo Termo Administrativo de Doação nº 32/2025, conforme processo nº 27.008.810/2025.

O veículo novo (foto), no entanto, não atende aos pacientes regulares. 

A equipe do TopMídiaNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Murtinho e com o prefeito Nelson Cintra, e aguarda posicionamento.

Your browser does not support HTML5 video.