24/09/2025 10:14
Gestão Riedel supera desafios e avança para universalizar saneamento em MS
Estado segue em patamar alto junto do DF e São Paulo
Governo de MS superou desafios e avança na universalização do saneamento básico no Estado. Atualmente 72,34% da população é atendida pelo serviço de água e esgoto.
Conforme a divulgação, MS ultrapassa a média nacional nesse aspecto e pode alcançar a totalidade antes do previsto no Marco Legal do Saneamento, até 2033.
Ainda segundo divulgado, a ampliação dos índices, que em julho deste ano apontavam 71,77% de cobertura, comprova o esforço contínuo de planejamento e os investimentos estratégicos do governo municipalista, liderado pelo governador Eduardo Riedel.
O Instituto Trata Brasil diz que, enquanto São Paulo e o Distrito Federal se aproximam da universalização, outros ainda não alcançaram nem a metade da população. A média nacional está abaixo dos 60%, o que reforça o avanço de Mato Grosso do Sul.
Investimentos
Novos investimentos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) fortalecem a meta estadual de ampliar a cobertura e antecipar a meta estabelecida pela legislação.
O exemplo dado no texto é Selvíria, município ao Leste do Estado, com obras em execução que contribuem para a expansão da rede de coleta e tratamento de esgoto. As obras fazem parte do programa Avançar Cidades, contemplando a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade de 10 litros por segundo.
Além disso, estão sendo implantados 18,1 mil metros de rede coletora de esgoto, 986 ligações domiciliares, 2,5 mil metros de coletor tronco e 3,2 mil metros de emissário final, assegurando que mais famílias tenham acesso ao serviço essencial de coleta e tratamento.
O investimento soma R$ 15 milhões e representa um salto importante para a cidade, que em setembro de 2025 já alcança 46,46% de cobertura de esgotamento sanitário.
Grande desafio
A expansão dessas ligações é parte fundamental dos esforços do governo estadual, por meio da Sanesul, para melhorar a infraestrutura de saneamento e aumentar a cobertura de esgoto, alinhando-se com a meta de 98% de cobertura nos próximos anos, conforme prevê a legislação.
A empresa tem trabalhado em projetos para aumentar esse número, garantindo que mais residências e estabelecimentos tenham acesso a um sistema de esgoto adequado.
Foi dito também que o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressalta que os resultados são fruto de uma gestão comprometida.
''Estamos mostrando que é possível antecipar metas quando existe foco, seriedade e responsabilidade. Cada novo investimento representa mais dignidade para as famílias sul-mato-grossenses e mais sustentabilidade para o futuro do Estado'', afirma.