24/09/2025 15:51
Especialistas de Campo Grande viajam a Aquidauana para identificar vítimas de queda de avião (vídeo)
Famílias já estão em Mato Grosso do Sul e parentes chineses devem chegar na quinta-feira (25) para reconhecimento e liberação de um dos corpos
Conforme apurado pelo TopMídiaNews, uma equipe do Instituto de Identificação de Campo Grande viaja nesta quarta-feira (24) para Aquidauana com a missão de realizar exame necropapiloscópico nos corpos das vítimas do acidente aéreo que matou quatro pessoas na noite de terça-feira (23). O procedimento é essencial para garantir que cada corpo seja entregue corretamente às famílias.
A dificuldade se dá porque os corpos ficaram carbonizados após a explosão da aeronave, impossibilitando o reconhecimento por documentos. Até o momento, apenas um dos cadáveres apresenta condições para tentativa de identificação por necropapiloscopia. Para os demais, já foram coletadas amostras genéticas que serão confrontadas com o material fornecido por familiares — como no caso do filho do piloto, que cedeu DNA para auxiliar na perícia.
As famílias brasileiras das vítimas já se deslocam para Mato Grosso do Sul. Os parentes do arquiteto chinês Kongjian Yu, que morreu no acidente, devem chegar ao estado nesta quinta-feira (25), após liberação emergencial de visto pelo consulado chinês.
Relembre o caso
As quatro vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23), na fazenda Barra Mansa, região do Pantanal de Aquidauana, foram oficialmente identificadas. As autoridades confirmaram que todos os ocupantes da aeronave, um avião modelo Cessna de pequeno porte, morreram no impacto.
A fazenda onde o avião caiu é conhecida por atrair turistas nacionais e estrangeiros, segundo o site O Pantaneiro. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, todas as quatro pessoas que estavam na aeronave morreram. Os corpos ficaram carbonizados devido à explosão após a queda.
Segundo amigos, Luiz Ferraz e Kongjian Yu trabalhavam juntos em um projeto de documentário sobre o conceito de "cidades esponja", que busca soluções sustentáveis para os grandes centros urbanos.
A área do acidente fica a cerca de 100 quilômetros do centro de Aquidauana. Militares do Corpo de Bombeiros do município auxiliaram nos trabalhos de resgate. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas testemunhas relataram que o piloto pode ter tentado uma arremetida — manobra de segurança para abortar o pouso — antes da queda.
As vítimas
Kongjian Yu – arquiteto chinês de renome mundial, professor da Universidade de Pequim e referência internacional em urbanismo sustentável.
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz – cineasta e documentarista brasileiro, com trabalhos exibidos em festivais internacionais.
Rubens Crispim Jr. – documentarista e diretor de fotografia, com carreira consolidada em canais como Discovery, National Geographic, Arte 1 e TV Cultura.
Marcelo – piloto da aeronave.