há 2 meses
Tereza detona Lula por taxar agronegócio: 'nós é que ajudamos o Brasil' (vídeo)
Senadora é voz forte contra novo imposto sugerido pelo Ministério da Fazenda
A senadora Tereza Cristina (Progressistas) criticou duramente, nesta quarta-feira (24), intenção do Governo Lula de taxar investimentos relacionados ao agronegócio brasileiro.
A parlamentar desabafou, em comissão o Senado, sobre taxação das chamadas LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e, principalmente a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Até então, os dois investimentos eram isentos de imposto.
Cristina observou que as aplicações na LCA são feitas por pequenos e médios investidores e que isso, na visão dela, tira das costas do governo a obrigação de aplicar mais recursos no Plano Safra.
''O que nós estamos fazendo é ajudando o governo. Quando você traz aí a LCA livre de impostos, você atrai investidores'', observou a parlamentar de MS. Ela detalhou que esses pequenos investimentos formam um ''caldo'' que possibilita o investimento na safra brasileira.
''Eu não entendo essa posição [governo querer taxar]'', lamentou Cristina.
Taxação
A ideia do Ministério da Fazenda é compensar o que seria arrecadado em tributos com o Imposto Sobre Operações Financeiras, derrubado pelo Congresso Nacional. Apesar de autorizado pelo Supremo Tribunal Federal a implantar a medida, o governo preferiu aplicar tributos em outros segmentos.
A senadora de MS tem sido uma das vozes mais fortes contra a taxação da LCA e LCI no Congresso, já que é a maior liderança do agronegócio brasileiro no Legislativo.