há 2 meses
Papy avalia que caos na saúde é problema de gestão em Campo Grande (vídeo)
Ele afirma que a Câmara é próxima da Sesau e também fiscaliza as ações
O presidente da Câmara Municipal, vereador Papy (PSDB), foi o entrevistado do programa ''Cara a Cara com Squinelo'', na manhã desta segunda-feira (29), no TopMídiaNews, em Campo Grande. Ele comentou sobre o caos na Saúde da Capital e garante que o problema é gestão.
Primeiro, o chefe do Legislativo comentou que Saúde é o aspecto mais desafiador para qualquer gestão. Explicou que o sistema no Brasil é universal e gratuito, por isso custoso e complexo. Também citou que a gerência desse setor é tripartite, havendo obrigações dos entes federal, estadual e municipal. Porém, avaliou que há recurso.
''Nunca se foi tão investido recurso público na Saúde como hoje. E mesmo assim ele é insatisfatório. Se tem quase 36% do orçamento de Campo Grande na Saúde, por que é que não funciona?'', questionou o peessedebista.
Na sequência, o legislador destacou que os problemas atuais é erro de gestão.
''Você pode ter muito recurso, muita grana, mas se não souber administrar e colocar no lugar certo, com pessoas certas, fazer as boas opções e gerenciar bem, você vai ter esse resultado'', desabafou Papy. Ele completou dizendo que os problemas recaem sobretudo na questão de insumos, falta de remédios, contratações que não dão certo.
Papy comparou o orçamento da gestão na Saúde com o dia a dia de uma dona de casa, que sabe gerenciar aquilo que vai faltar na despensa para o mês seguinte.
Sobre o papel do Legislativo, o vereador avalia que a Câmara tem feito um trabalho mais próximo da Sesau, para ajudar a secretaria e aproveitar para fiscalizar a atuação.