há 2 meses
Mãe homenageia filho assassinado com doação de brinquedos na Moreninha: 'transformando luto em amor'
A tragédia de 2023 virou um marco na vida da educadora, Sílvia Regina, que decidiu honrar a memória do filho realizando aquilo que ele mais gostava, que é ajudar as crianças da comunidade
Na noite do dia 18 de outubro de 2023, Luan de Oliveira Araujo, de apenas 22 anos, foi brutalmente executado com mais de dez tiros na Moreninha III, em Campo Grande. O crime chocou a comunidade local, mas foi a força e a coragem da mãe de Luan que transformaram a dor da perda em uma poderosa corrente de solidariedade.
Apesar de a família não residir mais na Moreninha, o jovem foi criado no bairro e mantinha laços profundos com a comunidade. "Ele cresceu ali, fez amizades, era apaixonado pelo bairro. Mesmo depois que nos mudamos, ele escolheu continuar lá. Alugou um lugar pra ele e ficou", conta a mãe Sílvia Regina de Oliveira, 50 anos, que é professora e coordenadora de uma escola na Capital.
A tragédia de 2023 virou um marco na vida da educadora, que decidiu honrar a memória do filho realizando aquilo que ele mais gostava, que é ajudar as crianças da comunidade. "Ele era reservado, mas sempre que podia, ajudava. Pegava brinquedinhos aqui e ali e entregava para as crianças carentes. Nunca gostou de se engrandecer por isso. Fazia no silêncio", relembra emocionada.
No ano seguinte ao crime, ela organizou uma ação solidária em nome de Luan. Com o apoio de amigos e colegas de trabalho, arrecadou cerca de 250 brinquedos, que foram distribuídos na Rua Sambacuim, onde o jovem foi assassinado. A ação contou ainda com bolo, cachorro-quente e refrigerantes para as crianças da comunidade. “Foi uma manhã muito abençoada, emocionante. Fizemos isso em nome do meu filho e me deu ainda mais força para continuar.”
A iniciativa rendeu duas reportagens, uma delas feita pelo TopMídiaNews, o que despertou a atenção de outras mães que também perderam seus filhos e se inspiraram a participar de ações semelhantes. “Muitas me procuraram depois das matérias. Hoje formamos uma rede de apoio. Uma se fortalece na dor da outra”, revela.
Em 2025, a mãe de Luan realizou uma ação na Páscoa, entregando mais de 200 ovos de chocolate para crianças da Moreninha III. E agora, prestes a completar dois anos da perda do filho, ela já começou os preparativos para a ação solidária de Natal.
Dessa vez, a mobilização ganhou um gesto especial, já que uma amiga que completou 60 anos pediu aos convidados da festa que levassem de presente brinquedos, um de menino e um de menina, para serem doados em homenagem a Luan. O ato gerou comoção e já rendeu mais de 100 brinquedos arrecadados. “Foi lindo, cheio de amor e generosidade. E ainda estou comprando mais brinquedinhos, pra conseguirmos atender ainda mais crianças este ano.”
Quando questionada sobre repetir a estrutura do ano passado, com lanche e recreação, a resposta vem com fé: “Se Deus me abençoar, sim. A ideia é fazer igual ou ainda melhor.”
Ao longo desses quase dois anos, foram duas grandes ações solidárias, que uniram dor, amor e esperança. "Transformei o luto em amor. E quero inspirar outras pessoas também. Um bairro com tanta precariedade precisa disso. Um pouquinho de carinho não faz mal a ninguém."
A próxima entrega está prevista para acontecer nas semanas que antecedem o Natal. Interessados em contribuir com a ação em memória de Luan podem entrar em contato com a mãe do jovem ou com a equipe de apoio que organiza a arrecadação.
O grupo está aceitando doações de brinquedos variados e ainda ajuda para organização da entrega. Para saber mais basta entrar em contato com Silvia através do telefone (67) 9 9152-3881.