há 2 meses
TopMídiaNews pede autorização ao STF para entrevistar Jair Bolsonaro
Se aprovada, a entrevista representará uma oportunidade para ex-presidente se manifestar publicamente desde que passou a cumprir prisão domiciliar
O TopMídiaNews protocolou, nesta sexta-feira (3), pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para realizar uma entrevista com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O requerimento foi feito no âmbito da Ação Penal nº 2668 e do Inquérito nº 4995/DF, dos quais Moraes é relator.
Segundo o documento, a entrevista teria caráter estritamente jornalístico, sem transmissão ao vivo, duração máxima de duas horas e preservação integral da gravação, que ficaria disponível às autoridades caso fosse solicitada. O veículo também se comprometeu a respeitar todas as medidas cautelares em vigor, manter linguagem institucional e permitir acompanhamento da Polícia Federal ou de representantes do STF.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, determinada por Moraes em 4 de agosto de 2025. A medida foi adotada após o ex-presidente ser acusado de descumprir restrições impostas pelo Supremo.
Em setembro, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicial fechado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A pena foi reduzida em razão da idade do ex-presidente, que tem mais de 70 anos.
Precedente
Na véspera, em 2 de outubro, Alexandre de Moraes já havia autorizado Bolsonaro a conceder entrevista ao podcast “Café com Ferri”, apresentado por Rafael Ferri. A decisão estabeleceu que o conteúdo não poderia ser transmitido ao vivo e que deveria respeitar sigilos judiciais e medidas cautelares. O STF fixou prazo de cinco dias para que a defesa confirme se o ex-presidente participará da gravação.
Com o novo pedido em análise, caberá a Moraes decidir se autoriza a entrevista ao TopMídiaNews e em quais condições. O veículo sugere que, caso alguma medida cautelar impeça a realização da entrevista, o STF module as restrições apenas para viabilizar o ato.
Se aprovada, a entrevista representará mais uma oportunidade para Bolsonaro se manifestar publicamente desde que passou a cumprir prisão domiciliar.