Política

há 2 meses

Presidente do Paraguai e gigante de carnes elogiam gestão fiscal do Governo Riedel

Cenário econômico de MS é destaque nacional e atrai investimentos internacionais

03/10/2025 às 15:52 | Atualizado 03/10/2025 às 15:47 Thiago de Souza
Governo de MS foi elogiado por autoridades e empresários - Saul Schramm

Presidente do Paraguai, Santiago Peña e Joesley Batista, da JBS, elogiaram a gestão fiscal do Governo de Mato Grosso do Sul. O ambiente favorável para negócios para instalação de negócios e empresas se destaca em cenário nacional. 

A autoridade paraguaia e o megaempresário estiveram com Riedel na visita a uma unidade da JBS em Dourados, nesta quinta-feira (2).  Responsável por investimentos diversos e presente em nove cidades de Mato Grosso do Sul, gerando empregos e renda para a população, a JBS reconhece a capacidade de atração do Estado, que tem ambiente propício e saudável. 

"O Estado, bem administrado, mostra como é possível ser eficiente, ter desenvolvimento econômico e social. O Mato Grosso do Sul é um exemplo disso. Nós operamos em diversos estados brasileiros. E a gestão aqui no Mato Grosso do Sul, capitaneada pelo governador Riedel, é a gestão mais eficaz do ponto de vista de empreender", disse Batista.

Na visita técnica a JBS anunciou US$ 70 milhões em investimentos na produção de frango no Paraguai.

"Quando a gente decide fazer um investimento no Estado, temos o apoio para funcionar. Estou dizendo isso, para agradecer e dividir com todos que é um orgulho estar aqui, como empresário e brasileiro, vendo um estado governado por pessoas tão competentes. Parabéns, muito obrigado. E vamos continuar olhando oportunidades aqui. O Paraguai, como o Mato Grosso do Sul, é um país que está sendo administrado por gente competente, preocupada com desenvolvimento econômico e social", disse o  grande empresário.

Riedel classificou a ocasião como um dia histórico, já que a JBS gera 19 mil empregos diretos em MS e conta com 5 mil pecuaristas como fornecedores. E agora a empresa brasileira mira o Paraguai. 

''Fico muito feliz que este investimento da JBS vai ser no Paraguai. Vamos viabilizar, apoiar o crescimento, e a ponte simboliza também o acesso e as ações conjuntas", disse Riedel. O gestor de MS também elogiou a continuidade dos investimentos da empresa de proteína animal no Estado. 

"É nossa obrigação ajudar a construir um ambiente de negócios para que o capital que vem para o setor privado tenha confiança. Investimento significa confiança. O Mato Grosso do Sul cresce entre 4% e 6%, com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, uma das maiores qualidades de vida do país, porque a iniciativa privada sentiu confiança. Isso é traduzido em educação, bem-estar social, infraestrutura", disse Riedel.

O chefe do Executivo do Paraguai elogiou o grupo pela fábrica de  processamento, e planeja crescimento e ampliação de sua plataforma global de produção.

"A história mais recente entre Brasil e Paraguai tem somente casos do sucesso. O Brasil tem uma presença mundial importante, a oitava economia do mundo. A JBS é um orgulho para o Brasil, para toda nossa região, que é a maior produtora da proteína do mundo. Queremos avançar, nós achamos o caminho, em conjunto com o setor privado, da mesma forma que o governador Eduardo Riedel está fazendo no Mato Grosso do Sul", afirmou o presidente do Paraguai, Santiago Peña.