Política

11/10/2025 11:30

Nos 12 anos de história, TopMídiaNews ficou cara a cara com Lula e Bolsonaro (galeria)

Público se emocionou, criticou ou elogiou as importantes lideranças populares

11/10/2025 às 11:30 | Atualizado 11/10/2025 às 12:31 Thiago de Souza
Líderes emocionaram apoiadores na Capital - Marco Codignola e Wesley Ortiz

Em 12 anos de atuação, o TopMídiaNews cobriu os eventos mais marcantes de Campo Grande e do Estado. O site esteve ''cara a cara'' com os maiores protagonistas da histórica recente da política brasileira: Lula e Jair Bolsonaro. Para isso, foi preciso técnica, agilidade e sensibilidade para captar as melhores imagens dos líderes populistas na Cidade Morena. 

O ano era 2016: Bolsonaro começava a cogitar disputar a presidência e arrastava multidões. Não havia segurança oficial, mesmo assim, se aproximar do ''Mito'' era tarefa árdua. Lá estava o repórter cinematográfico André de Abreu, embrenhado em meio a apoiadores do direitista para captar o melhor ângulo no Aeroporto de Campo Grande.  

''Era aquele tempo do meme do 'Mito', de colocar óculos escuro. Tinha muita gente'', relembrou Abreu. 

Bolsonaro atraiu multidão em Campo Grande, em 2016 (Foto: André de Abreu)

Bolsonaro reapareceu na Capital um ano depois. O agito foi maior que antes com o ''quase presidente'' e tudo caiu nas lentes do repórter cinematográfico Wesley Ortiz. Eleito, Jair voltou mais três vezes ao MS: em 2020, em Corumbá, e Campo Grande, em 2021, onde visitou – de surpresa – o Mercadão Municipal, quando comeu pastel e 2022 para entregar casas populares.    

Em todas as aparições, foi preciso vencer etapas burocráticas severas, como credenciamento, negociação árdua com assessores do próprio Bolsonaro, além de pedidos aos políticos locais que o receberam em MS. 

Carisma de Lula foi citado por profissional do TopMídiaNews (Foto: Marco Codignola)

Lula 

O presidente da República também esteve bem próximo dos profissionais do TopMídiaNews. A mais importante delas foi a visita ao frigorífico da JBS na cidade, em abril de 2024. Durante vistoria nos contêineres de carne que iriam para a China, o repórter cinematográfico Marco Codignola esteve lado a lado com o petista, que acenava para a gravação do TopMídiaNews. 

A movimentação em torno do presidente não chegava a ter multidões, como o antecessor, mas era de pessoas bastante inflamadas e encantadas com a figura política icônica. A simpatia com os cinegrafistas é uma marca registrada do petista. 

Em outros eventos, em Corumbá e Ribas do Rio Pardo, Lula também demonstrou simpatia com a imprensa, embora ''fugiu'' de entrevistas coletivas.

''Carismático, receptivo. Conversa com todos e tirou uma foto com todos os cinegrafistas juntos. Até então isso era impensável para um presidente da República'', comentou Codignola. 

André, Wesley e Marco cobriram Lula e Bolsonaro (Foto: arquivo pessoal)

Em razão de tudo o que ocorreu no País recentemente, o esquema de segurança de Lula era fortíssimo. Também com ele foi preciso paciência para obter credenciamento e se aproximar do líder político. 

Foi por meio das coberturas do TopMídiaNews – muitas ao vivo – que internautas se emocionaram, criticaram, se envolveram e manifestaram sentimentos a respeito dos dois políticos. O site mostrou comprometimento com a democracia, levando cobertura respeitosa, igualitária e diferenciada ao público.