07/10/2025 10:12
Palestra para MST sobre 'combater agronegócio' revolta e Pollon cobra explicações
Requerimento sobre o caso foi enviado para o Ministério da Educação
Palestra voltada a membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, na Universidade Federal de Pelotas (RS), levou o deputado federal Marcos Pollon (PL) a cobrar explicações do Ministério da Educação. A temática do evento seria ''combater o agronegócio''.
Conforme a divulgação do parlamentar, a atividade foi para acadêmicos do curso de Medicina Veterinária daquela universidade. Na aula inaugural é que teria sido discutido o tema ''Defender a vida, combater o agronegócio''.
O deputado por MS refletiu que ''o uso de um espaço público acadêmico para difundir discurso de confronto contra o setor agropecuário configura desvio de finalidade e afronta aos princípios da administração pública, especialmente os da impessoalidade e da moralidade''.
Em outro trecho, o federal observou que uma universidade é um espaço de pesquisa, ao ensino e à extensão e com respeito à pluralidade de ideias e fomento à ciência.
Foi dito também que Marcos fez requerimento por esclarecimentos sobre como o curso foi estruturado, motivado e autorizado, questionando se houve ato formal de aprovação por parte do Ministério da Educação.
O parlamentar bolsonarista reforçou que os recursos da União não podem patrocinar narrativas que demonizem atividades produtivas responsáveis por garantir, entre outros aspectos, o alimento da população.