10/10/2025 09:08
Compra de votos por Adriane: processo já está nas mãos de ministra do TSE
Corte Superior deve designar relator e marcar data da sessão em breve
O processo que trata de acusação de compra de votos por Adriane Lopes já tramita no Tribunal Superior Eleitoral. A movimentação mais recente da ação eleitoral se deu nesta quinta-feira (9).
Conforme o site do TSE, a ministra Estela Aranha faz a análise inicial de dois recursos: um é da Procuradoria Eleitoral e outro dos partidos Democracia Cristã e PDT. Tanto o MPE quanto as agremiações se insurgiram contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de MS, que absolveu Adriane Lopes e a vice, Camilla Nascimento, das acusações.
No entanto, as duas primeiras instâncias da Justiça Eleitoral de MS constataram que houve compra de votos nas eleições de 2024, vencida por Lopes. A Procuradoria Eleitoral sustenta que, pelo fato dos autores das compras de eleitores serem muito próximos das duas mandatárias, elas teriam dado anuência para o crime ou ao menos tido ciência.
Ainda conforme o site do TSE, ainda não há data de julgamento do processo de Adriane. Neste caso, o próximo passo é a designação de um relator e depois a sessão. Adriane e a vice negam qualquer tipo de crime e falam em ‘’insatisfação da oposição com o resultado das eleições’’.
O espaço está aberto para manifestações.