Interior

14/11/2013 18:49

Operação Cornucópia em Corumbá investiga fraude na folha de pagamento da Prefeitura

Fraude

14/11/2013 às 18:49 | Atualizado Aline Oliveira
foto: Carlos Morcego

Teve início ontem (13), a Operação Cornucópia, deflagrada pela PF (Polícia Federal) e a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá. O objetivo é dar cumprimento a mandados de prisão, de condução coercitiva e busca e apreensão expedidas contra quadrilha de funcionários públicos municipais que atuavam fraudando o sistema de controle da folha de pagamento na prefeitura de Corumbá.

 

As acusações informam que os funcionários realizavam inclusões indevidas nos vencimentos dos servidores de verbas indenizatórias, que aumentavam falsamente a margem consignável para contratação de empréstimos, os quais liberados pelos bancos eram sacados integralmente e repassados aos organizadores do esquema.

 

Nas apurações iniciais foi constatado que mais de uma centena de funcionários se beneficiaram com o esquema, todos pagos com verba pública não devida, criadas artificialmente para fomentar o esquema criminoso. Segundo o Ministério Público, os peritos estão examinando os documentos e coletando informações nos computadores da Prefeitura em cumprimento aos mandados de busca deferidos especialmente para verificação da folha de pagamento e do sistema de inclusão de dados de informática da municipalidade.

 

O símbolo da Cornucópia foi utilizado com alusão a mitologia grega, que significa abundância. A analogia foi feita com a operação, que busca responsabilizar o enriquecimento criminoso dos envolvidos e a utilização de recursos públicos sem controle. O prejuízo foi estimado em R$ 5 milhões.

 

Fonte: Ministério Público Estadual