Algo mais

14/10/2025 11:18

Dança que questiona normas de gênero tem estreia gratuita nesta sexta em Campo Grande

O espetácul propõe que o público pense sobre a discriminação, violência e normas de gênero

14/10/2025 às 11:18 | Atualizado 14/10/2025 às 09:46 Sarai Brauna
Nesta sexta-feira espetáculo estreia - Divulgação

O palco vira espaço de reflexão  em “Quem a mim nomeou o mundo?”, espetáculo de dança da artista, psicóloga e produtora cultural Maria Fernanda Figueiró, que estreia nesta sexta-feira (17), às 16h e 19h, no Sesc Teatro Prosa. A entrada é gratuita, com vagas limitadas mediante reserva pelo Sympla, e as sessões contarão com Intérprete de Libras e Audiodescrição.

A obra, com direção e coreografia assinadas por Vanessa Macedo (SP) e Maria Fernanda, propõe uma investigação sobre as violências e desigualdades de gênero que atravessam a sociedade. Segundo a artista, a motivação para criar o espetáculo vem de suas vivências na psicologia e na dança, e do estudo das relações de gênero: “Como nomear o mundo longe da lógica que determina quais corpos vivem e quais corpos morrem?” questiona a obra.

O projeto foi desenvolvido em cinco meses de trabalho colaborativo, reunindo profissionais de diversas áreas — cenografia, trilha sonora, iluminação, figurino, assessoria e produção — que ajudaram a construir um espetáculo sensível, potente e reflexivo. Em cena, Maria Fernanda transforma inquietações em movimento, propondo que o público pense sobre discriminação, violência e normas de gênero.

Serviço:

Espetáculo: Quem a mim nomeou o mundo?

Data e horário: Sexta-feira (17), às 16h e 19h

Local: Sesc Teatro Prosa (Rua Anhanduí, 200, Campo Grande)

Entrada: Gratuita, com reserva pelo Sympla