Política

14/10/2025 14:52

Pollon expõe nutricionista de Campo Grande suspeito de celebrar morte de líder nos EUA

Ele solicitou investigação à Procuradoria-Geral da República

14/10/2025 às 14:52 | Atualizado 14/10/2025 às 14:33 Thiago de Souza
Pollon acionou PGR contra mulher de Campo Grande - Instagram

Nutricionista de Campo Grande virou alvo do deputado Marcos Pollon (PL). O parlamentar entendeu que o profissional promoveu discurso de ódio ao celebrar a morte do ativista conservador dos EUA, Charles Kirk. A morte por atentado a tiros gerou comoção mundial. 

Pollon expôs que o nutricionista teria publicado no Instagram a seguinte frase: 

''Just victims of the in-house drive-by they say, 'jump', you say, 'how high?''', livremente traduzida como ''Apenas vítimas do drive-by interno que dizem 'pule', e você responde 'quão alto?'''.

Ainda segundo o deputado direitista, a citação da suspeita foi associada à música ''Bullet in the Head'' (''Bala na Cabeça''), da banda ''Rage Against the Machine'', e usada em contexto de aparente comemoração pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e pela morte do ativista conservador Charlie Kirk.

Segundo Pollon, a conduta pode configurar apologia à violência política e incitação à hostilidade, violando a ordem pública e os princípios da convivência democrática. 

''O Brasil é uma nação pacífica, e manifestações que celebram a morte de pessoas ou a perseguição político-partidária contrariam frontalmente o espírito da Constituição de 1988, que repudia qualquer forma de violência ou intolerância como meio de ação política'', afirmou o parlamentar.

No pedido, Pollon requer que a PGR apure os fatos relativos à página do Instagram do nutricionista, identifique a natureza e o alcance das publicações e verifique a possível ocorrência de ilícitos penais, conforme os artigos 286 e 287 do Código Penal — que tratam de apologia ao crime e incitação à violência.