há 1 mês
Dança, performance e debate: Cerrado Abierto movimenta Campo Grande com programação gratuita
Mostra de danças contemporâneas trará artistas das cinco regiões do Brasil
‘Coisa, Corpo e Matéria’ será tema da quarta edição do projeto ‘Corpo, meio, língua’, que este ano acontecerá em Campo Grande, junto da programação da ‘Cerrado Abierto – 5ª Mostra de Danças Contemporâneas’. Com interesse pelo hibridismo, sem forma fixa e permitindo o intercâmbio de diversas linguagens artísticas, o corpo é pensado de maneira expandida, e ativa o espaço expositivo com corpos em ação, como o lugar onde a experimentação se dá. Além das ações, a curadoria dá destaque para aquilo que fica no espaço, ou seja, busca-se reunir vestígios, fantasmagorias, rastros processuais que resultam do exaustivo e interminável “fazimento" do que chamamos corpo.
Serão dez obras expostas que envolvem, cada uma a seu modo, um momento de ativação-performance seguido de permanências-reverberações-vestígios da coisa-matéria. Este corpo que se modifica se mescla ao lugar pantanoso e pensamento cerradista do evento que recebe o CORPOMEIOLÍNGUA, terreno alagadiço, lamacento e úmido, com solo encharcado e rico em matéria orgânica, onde a água pode ser doce ou salgada, e que abriga vegetação adaptada a este ambiente.
A mostra começa no dia 19 de outubro, com uma festa de abertura, com a Dj Carla Ferraz (RJ) e, desfile performático 'Errar.Efeito’ com Gabriela Mancine e Luan Figueiró (MS), às 19 horas, na Plataforma Cultural. De 20 a 23, a mostra traz ativações/performances duracionais e pontuais a partir das 15 horas, também na Plataforma Cultural, com as seguintes artistas: Ana Reis (GO/RJ), Carla Ferraz (RJ), Francisco Mallmann (PR), Gabriel Machado (PR/RJ), iahra (RJ), Miro Spinelli (PR), Princesa Ricardo Marinelli (PR), Rafa Bqueer (PA/RJ), Ricardo Nolasco (PR/RJ) e Tiyê Macau (MA/CE/SP). Os resultados das ativações performáticas darão origem a uma exposição, que ficará em exibição na Plataforma Cultural, até 07 de novembro.
Além das ativações performáticas e exposição, o projeto conta com três atividades formativas: a mesa de debates “Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação”, com a participação das curadoras e artistas da edição, no dia 22, às 9 horas, na Hámor Livraria; a mini residência “Práticas performativas em bando”, voltada para jovens artistas, de 24 a 26 de outubro, na Ginga Espaço de Dança e a oficina “Conviver com”, voltada para adolescentes, nos dias 27, 28 e 29.
Para cada atração há uma classificação indicativa que pode ser conferida nos materiais de divulgação no site oficial do evento www.cerradoabierto.com.br e no Instagram @aradocultural.