Geral

16/10/2025 18:08

Investidores do Centro-Oeste impulsionam mercado imobiliário de luxo no litoral norte catarinense

Estado de SC atrai novos moradores e turistas com segurança, infraestrutura e alto padrão de vida. Vetter Incorporadora expande atuação e fortalece conexão com o agronegócio

16/10/2025 às 18:08 | Atualizado 16/10/2025 às 18:02 Elizeu Ribeiro
Divulgação

Vivenciar o estado de Santa Catarina é um desejo crescente entre públicos diversos de todo o Brasil. Segundo levantamento recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado vem recebendo uma forte onda migratória: de 2017 a 2022, mais de 500 mil pessoas passaram a considerar a região como residência fixa. Além disso, somente no 1º semestre de 2025, Santa Catarina recebeu mais de 500 mil visitantes internacionais e 1 milhão de turistas domésticos, conforme informações da Secretaria de Turismo local.

O interesse se justifica pela segurança, pelo forte desenvolvimento de polos industriais e empresariais — com amplas oportunidades de emprego — e por um lifestyle voltado para a experiência litorânea.

A região, marcada pelo destaque nacional no mercado imobiliário de luxo e alto padrão, tem se destacado neste cenário. Na busca por empreendimentos do segmento, investidores do agronegócio — especialmente da região Centro-Oeste — representam a maioria das aquisições de imóveis acima de R$ 2 milhões.

A Vetter, terceira maior incorporadora de Santa Catarina e 35ª maior do Brasil, atua nas regiões de Penha e Balneário Piçarras e tem acompanhado o crescimento dessa demanda. Em julho, realizou uma ampla ação de lançamento da marca em Campo Grande, o Vetter Experience, com a presença de stakeholders e da imprensa, trazendo o economista Ricardo Amorim para comentar sobre as tendências econômicas no Brasil e no mundo que devem transformar a realidade brasileira nos próximos trimestres.

Segundo o especialista, dois grupos econômicos devem apresentar desempenho acima da média: regiões com forte produção agropecuária, como o Centro-Oeste, e polos industriais e turísticos bem estruturados. Amorim destacou a ascensão do mercado imobiliário de luxo do litoral norte catarinense e como os executivos do agronegócio veem a região como uma tendência de investimento.

De acordo com ele, a previsão de queda dos juros nos próximos trimestres — impulsionada pela desaceleração da inflação — deve ampliar o crédito imobiliário e aumentar a demanda por imóveis, o que deve pressionar os preços para cima. Para o economista, o momento ideal para investir no setor imobiliário da região é agora, antes dessa tendência de alta.

Com empreendimentos residenciais como o Royal Bay, lançado em 2024, e o Bal Harbour, previsto para 2025, a incorporadora tem atraído esses investidores e novos moradores por meio de uma experiência voltada a condomínios-resorts, atendimento personalizado e criação de uma comunidade com vantagens exclusivas.

Além disso, a Vetter se destaca pela alta valorização de suas unidades — 20% ao ano — e forte competitividade no mercado. As duas cidades são expoentes no segmento, especialmente pelas opções de entretenimento, turismo, praias com certificação internacional Bandeira Azul e localização privilegiada, com acesso por amplas rodovias e proximidade ao Aeroporto de Navegantes.

Segundo o ranking IDI-Brasil, Balneário Piçarras é a 5ª cidade brasileira mais atrativa para investimento no mercado imobiliário de luxo e alto padrão.

Maicon Oliveira, Diretor Comercial e de Operações da Vetter, destaca que a conexão com investidores do Centro-Oeste vem se consolidando nos últimos anos. Para ele, as regiões contam com grandes similaridades culturais e logística mais atrativa do que litorais como os de São Paulo ou do Rio de Janeiro. O lançamento da marca em Campo Grande representa um marco nessa parceria e um foco importante do negócio.

“Queremos mostrar todas as grandes oportunidades de vivência litorânea para este público que busca exclusividade, qualidade e competitividade nos investimentos. A Vetter se posiciona como uma referência e seguiremos conectando as regiões em nossos próximos passos”, finaliza Oliveira.

Sobre a Vetter:

A Vetter atua há 14 anos com projetos residenciais de alto padrão nas cidades de Penha e Balneário Piçarras. Baseia-se em valores sólidos de respeito ao meio ambiente e à natureza, conforto e bem-estar, além de garantir retorno financeiro aos seus clientes. É reconhecida por desenvolver projetos que aproximam as pessoas dos momentos mais singulares e importantes de suas vidas, sempre planejando cada espaço nos mínimos detalhes. Atualmente, é a 3ª maior incorporadora de Santa Catarina e a 35ª do Brasil, segundo o ranking INTEC 2025.

Saiba mais em www.vetter.com.br.