Saúde

há 1 mês

Após acidente de moto, homem aguarda há mais de um mês por cirurgia na Santa Casa

Morador de Anastácio sofreu acidente de moto e mesmo com fixador na perna denuncia "jogo de empurra" entre hospitais

29/10/2025 às 09:00 | Atualizado 29/10/2025 às 10:10 Dayane Medina
Repórter Top

Internado há mais de um mês, em Campo Grande, o morador de Anastácio, Jorge Lopes Cardoso, aguarda por cirurgia na Santa Casa após um grave acidente de moto. Mesmo com um fixador na perna e dores intensas, o trabalhador ainda não conseguiu realizar novo procedimento e denuncia o jogo de empurra entre os hospitais sobre seu caso.

Conforme relato do paciente ao TopMídiaNews, Jorge foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros no dia 22 de setembro e levado ao hospital de Aquidauana, onde passou por um procedimento de emergência para não perder a perna.

Segundo o trabalhador, o hospital de Aquidauana o encaminhou para a Santa Casa de Campo Grande para dar continuidade ao tratamento, já que o caso exige uma cirurgia mais complexa no joelho e na perna. No entanto, desde que chegou à unidade, o paciente afirma não ter recebido o atendimento necessário e relata viver um impasse entre as duas instituições.

“Aqui eles não querem mexer porque dizem que não trabalham em cima do serviço de outro médico. Já Aquidauana não me aceita de volta, porque dizem que a cirurgia é muito complexa para fazer lá”, conta Jorge.

Ele afirma que o hospital do interior chegou a informar que seu nome nem consta mais no sistema e que o encaminhamento para Campo Grande permanece válido.

Enquanto não opera e fica entre as incertezas dos hospitais, o paciente vive diariamente com dores, usando morfina para controlar.

“Minha perna está inchando cada vez mais, eu já não consigo nem levantar. Fica um jogo de empurra, um jogando para o outro, e quem sofre sou eu”, desabafa.

Jorge relata ainda que tentou ajuda junto à ouvidoria da Santa Casa, mas não obteve retorno. “Eles falaram que é uma questão de médico para médico, mas enquanto isso eu continuo aqui, sem cirurgia e com muita dor”, lamenta.

A reportagem entrou em contato com a Santa Casa de Campo Grande sobre o caso do paciente e aguarda retorno.