Interior

há 1 mês

UPA trata dor no olho como toxoplasmose, mas era tumor; criança precisa de cirurgia urgente

Após seis idas à UPA, Hytalo Valtevir Souza Silva descobriu diagnóstico correto e vai precisa de R$ 50 mil para salvar a visão

03/11/2025 às 13:00 | Atualizado 05/11/2025 às 09:57 Felipe Arguelho
Hytalo Valtevir Souza Silva, de 11 anos, luta pela vida após ser diagnosticado com um tumor no olho - Arquivo familiar

Antonia Celma de Souza, mãe desesperada, busca ajuda para o filho Hytalo Valtevir Souza Silva, de 11 anos, que está com um tumor no olho e precisa de uma cirurgia urgente, mas a família não tem condições financeiras para pagar o tratamento em Sidrolândia.

A mãe relata que o filho começou a sentir dor e inchaço no olho há algum tempo e, após seis consultas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município, foi diagnosticado com um tumor que precisa ser removido. "Eu estou muito preocupada, não sei o que vai acontecer com o meu filho", diz Antonia.

A mãe relatou que foi seis vezes na UPA e passou dias tratando como toxoplasmose, doença transmitida através de alimentos malcozidos ou através de fezes de gato. "Eu ia com meu filho toda noite tomar medicação na veia, pois ele não suportava tomar, mas só descobri o que realmente era quando fui pro particular".

No entanto, a única especialista que pode realizar a cirurgia pelo SUS tem uma fila de espera de mais de 3 anos, e a família não tem condições de pagar os R$ 50 mil necessários para a cirurgia particular. "Eu não sei como vou conseguir pagar essa cirurgia, é muito dinheiro", lamenta.

A mãe está pedindo ajuda para realizar uma vaquinha beneficente e arrecadar fundos para pagar a cirurgia do filho. "Eu preciso da ajuda de vocês para salvar a vida do meu filho", apela Antonia.

Ela acredita que a cirurgia é urgente e que Hytalo precisa ser atendido o mais rápido possível. "Eu estou fazendo tudo o que posso para salvar o meu filho, mas preciso da ajuda de vocês", conclui.

A Secretária de Estado de Saúde, por meio de nota, não e pronunciará sobre o assunto e a Secretaria municipal de Saúde de Sidrolândia não respondeu até o fechamento.

Chave Pix da família para quem puder ajudar no custeio da cirurgia: (63) 9 9128-0100.