Campo Grande

há 1 mês

Comerciante de Campo Grande fica três dias sem energia e relata prejuízo de mais de R$ 30 mil

Empresária da região da Avenida Guaicurus afirma ter perdido produtos e vendas após demora da concessionária em reparar transformador danificado durante temporal

05/11/2025 às 09:50 | Atualizado 05/11/2025 às 09:17 Felipe Arguelho
Conveniência ficou mais de 72 horas sem energia e registrou perda de produtos e faturamento - Divulgação

Uma comerciante de Campo Grande, que não quis se identificar, denunciou ter ficado sem energia elétrica por mais de três dias após o temporal que atingiu a cidade no último domingo (2). O caso ocorreu em uma conveniência na Avenida Guaicurus e expõe a insatisfação de moradores e empreendedores com o atendimento das concessionárias de energia durante quedas prolongadas.

De acordo com a empresária, o fornecimento foi interrompido no domingo, durante a chuva, e mesmo após a abertura de diversos protocolos junto à Energisa, o problema só foi resolvido na tarde desta terça-feira (4).

“Acabou a energia no domingo na hora do temporal e já abri chamado às 17h. Desde então foi só abertura de protocolo e nada de virem resolver”, relatou.

“Ontem foi a mesma história, ficaram de vir e não apareceram. Hoje de manhã liguei na ouvidoria, falei um monte, aí um carro veio e disse que o problema era no transformador, mas sem previsão para arrumar.”

A comerciante afirma que depende de câmaras frias para armazenar produtos perecíveis e que o atraso no reparo gerou grandes perdas.

“Desde domingo estou pedindo urgência por ser loja de produtos que depende de câmara fria. Perdi bebidas, carnes, sorvetes e todo o gelo da câmara fria. Só de ficar fechada foram uns R$ 10 mil em vendas perdidas, mais os produtos que vou levantar ainda — em torno de R$ 30 mil no total”, detalhou.

Segundo o relato, apenas após a série de reclamações — inclusive uma feita presencialmente no Prático da Rua Gury Marques, onde foram apresentados mais de 20 protocolos — é que uma equipe técnica foi até o local. “Neste momento estão lá mexendo no transformador... acabaram de ligar a energia”, informou.

Your browser does not support HTML5 video.

A comerciante disse que pretende acionar a Justiça para cobrar o prejuízo.“Muita falta de consideração. Vou contabilizar o prejuízo e processar pela falta de suporte deles”, afirmou.

A concessionária de energia se manifestou sobre o caso por meio de nota.

A Energisa informa devido ao temporal do último domingo, um transformador foi danificado mas foi substituído e o fornecimento normalizado na região da Avenida Guaicurus. 

A distribuidora reforça que, em situações de tempestade, é fundamental que a população adote medidas preventivas como: permaneça em local seguro, desligue os aparelhos da tomada e, caso observe objetos na rede elétrica ou cabos rompidos, não se aproxime em hipótese alguma. A segurança deve ser sempre prioridade.