Algo mais

há 1 mês

'Maria', 'José' e 'Silva': MS não inventa 'moda' com nomes segundo o Censo

Novo site do IBGE também traz dados de sobrenomes no Brasil

04/11/2025 às 19:23 | Atualizado 04/11/2025 às 17:40 Carol Rampi
Ilustrativa - Gerado por IA/Gabriel do Carmo

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou nesta terça-feira (4) a segunda edição do site ‘Nomes no Brasil’, que mostra quais são os nomes e sobrenomes mais comuns no país, estados e municípios ao longo do tempo. 

A lista mostrou que Mato Grosso do Sul não tem muitas ‘firulas’ na hora de escolher nomes: José, João e Luiz encabeçam os três primeiros lugares da lista de nomes masculinos. Já Maria, Ana e Júlia são os mais escolhidos como nomes femininos. 

Nos sobrenomes, o ‘Silva’ faz parte da família de mais de 400 mil pessoas no Estado, seguido de ‘Santos’ e ‘Oliveira’. Com mais funcionalidades e dados atualizados pelo Censo Demográfico 2022, a nova edição do site disponibiliza, além dos nomes, a catalogação dos sobrenomes. 

Com ferramentas de pesquisa de fácil navegação, o novo site oferece dados segundo o objetivo da busca: popularidade de nomes e sobrenomes por década, localidade, rankings geográficos, dados históricos e até um mapa-múndi comparando nomes e sobrenomes populares em diversos países. 

Os resultados poderão ser acessados no próprio site NOMES NO BRASIL (https://censo2022.ibge.gov.br/nomes).

Brasil

Entre quase 130 mil nomes próprios contabilizados; Maria e José mantiveram a hegemonia no topo do ranking, já apontada pelo Nomes no Brasil do Censo Demográfico 2010. 

O Censo 2022 também contou mais de 200 mil sobrenomes: Silva lidera os registros e está presente na identificação de 16,76% da população.

Novidades

O novo site também conta com uma aba dedicada a fatos e curiosidades sobre o estudo dos nomes próprios, a Onomástica, em que o usuário pode explorar diversos aspectos que ressaltam a dinâmica cultural refletida em nomes e sobrenomes, assim como compreender melhor o que o sistema de nomeação e os nomes utilizados podem revelar sobre uma sociedade, especialmente quando analisados ou comparados ao longo do tempo e espaços territoriais.

Outra novidade do site é o mapa-múndi “Nomes no Mundo”, em que é possível navegar pelo mapa e descobrir os nomes e sobrenomes mais comuns nos respectivos países. A ferramenta também faz a comparação com a quantidade de brasileiros registrados com os