há 1 mês
"Uma vida para construir perdida em minutos": temporal destrói casa no Jardim das Nações (vídeo)
Árvore destelhou e destruiu diversos cômodos e família busca por animais de estimação
As fortes chuvas do fim da manhã desta quarta-feira (5) em Campo Grande, destruíram a casa da família do jornalista João Buchara, na rua Elpidio Espíndola, no Jardim das Nações. Os danos foram causados pela queda de uma árvore, que atingiu diretamente diversos cômodos da residência.
A casa é de propriedade da sogra de João, onde ele morava com a namorada e mãe dela. Ele contou a reportagem que a árvore já estava no local desde quando a sogra comprou a casa, e há pelo menos dois anos eles entraram com o pedido para a retirada da árvore, porém nunca foram atendidos.
“Ela fez o pedido junto a Prefeitura e outros órgãos do Governo do Estado, e praticamente não obtivemos respostas. Tentamos também com o Corpo de Bombeiros, mas eles jogaram a situação para a Energisa [concessionária responsável pela distribuição de energia] que depois mandou para a prefeitura; é um vai e vem e a gente sem respostas”, relatou.
Imagens compartilhadas pelo morador mostram a situação da casa: o telhado completamente destruído, eletrônicos danificados pela água e móveis perdidos. “Perdemos a cozinha inteira da casa, o meu quarto e o da minha namorada. A minha sogra está totalmente abalada, se sentindo muito mal porque foi algo que ela levou a vida inteira para construir e perdido em minutos, por incompetência, por algo que nem foi culpa nossa, tentamos de todos os modos. Ela é diarista, levou a vida para conseguir essa propriedade e perde num instante”, contou João emocionado.
Ele e a namorada conseguiram tirar alguns itens da casa, mas precisaram sair devido à instabilidade da árvore, que segue sem ser retirada. “Conseguimos tirar algumas coisas, mas a impressão é que a árvore está caindo mais, entramos com cuidado e colocamos alguns itens em malas”.
O casal e a sogra possuíam em torno de 20 cachorros e oito gatos, que com o incidente, acabaram fugindo. “Temos muitos animais também, e na hora do ocorrido todos correram. A minha namorada não estava no quarto no momento, e eu não estava em casa e cheguei e me deparei com isso. Ela disse que viu alguns correndo, mas ainda não sabemos se um dos nossos animais foi atingido pela árvore”.
A família deverá realizar uma denúncia contra a prefeitura, com as provas que protocolaram o pedido de retirada da árvore. “Estamos indignados, aflitos, porque sabemos como é difícil ter uma casa própria, minha sogra lutou muito por isso, me solidarizo com a dor delas, e entendo como é se esforçar tanto para ter algo e perder”.
Para mais informações ou para enviar qualquer ajuda, entrar em contato pelo telefone (67) 9202-2442
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.